Universidades baianas realizam parecer técnico sobre a Programação da Rede Excelsior, em vista do seu aperfeiçoamento

O parecer técnico se deu a partir da contribuição de professores da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Durante o mês de julho, o núcleo de apresentadores da programação religiosa e não religiosa da Rádio Excelsior estiveram reunidos, em vista da continuidade do projeto de pesquisa e produção de conhecimento sobre a emissora, desta vez, a partir de uma parceria da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela com a Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O objetivo deste estudo é subsidiar a equipe de direção da Rede de Comunicação no aperfeiçoamento da programação e na tomada de decisões estratégicas. Segundo o Pe. Danilo Pinto, “a escuta das Universidades constitui uma das três estações percorridas na produção de conhecimento estratégico sobre a Rede de Comunicação: estudo comercial e escuta da equipe interna, percepção de público e percepção de teórico-práticos de comunicação das universidades. Os três estudos darão o start no Conselho de Programação da Emissora”.

A construção dos pareceres se deu com a presença de um núcleo de professores do Curso de Comunicação das IES, que revisam a programação da Rádio Excelsior e realizam um parecer técnico. Neste primeiro momento, foi exposta  a avaliação do núcleo da UCSAL, por Haroldo Abrantes, coordenador da Escola de Comunicação e Negócios.

“A principal base de análise da pesquisa foi ouvir a rádio. A inspiração da pesquisa veio da etnografia, um método de pesquisa em que o pesquisador se coloca no lugar do pesquisado.”, destacou Haroldo.

O Projeto de pesquisa e produção de conhecimento da emissora também é destinado ao aperfeiçoamento de sua programação e diante disto, Abrantes pontua como foi o processo de estudo. “Buscamos compreender a rádio Excelsior como um personagem a ser desvendado de forma sistêmica, as partes construindo um todo, um veículo de comunicação de massa. Entendemos que a melhor forma de abordagem seria a partir da percepção do ouvinte, o ouvinte metafórico, o tipo ideal de ouvinte, inspirado na sociologia weberiana.”, explicou.

A parceria entre a Fundação Dom Avelar e a UCSAL foi formalizada em junho deste ano e diante do novo momento das instituições, a análise foi feita de forma sistêmica, ou seja, destinada a enxergar a Rádio Excelsior como um todo. “Analisamos a rádio do ponto de vista de um ouvinte que sintoniza e vai descobrindo a rádio aos poucos – seus programas, suas atrações, para então formar uma opinião sobre o todo, mas também sobre as partes, sobre os pontos positivos e os não positivos da rádio.”, disse o coordenador da Escola de Comunicação da universidade.