Um soteropolitano de fé e vida

Por Patrícia Tosta

Nesta quinta-feira, 18 de abril,  Salvador terá oficialmente mais um cidadão. Desta vez um pernambucano de origem e já conhecido na Rede Excelsior de Comunicação, o Padre Jaciel Bezerra da Silva, pároco da Paróquia Divino Espirito Santo, no Vale dos Lagos.

A indicação da titulação que teve a autoria do vereador Joceval Rodrigues ocorrerá em uma sessão solene na Câmara Municipal de Salvador, aberta ao público, e contará com a presença de autoridades civis e eclesiais, amigos, paroquianos e ouvintes do Padre Jaciel, que além de sacerdote é apresentador do programa “Um Mergulho na Fé” na Rádio Excelsior da Bahia, AM 840. O sacerdote também é músico, compositor, evangelizador, secretário da Irmandade de São Pedro dos Clérigos, Assessor Eclesiástico do Terço dos Homens e Coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo.

Padre Jaciel foi um dos entrevistados desta semana do programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM, apresentado pela comunicadora Patrícia Tosta que abordou o tema: “Para Além do Sacerdócio – Título de Cidadão Soteropolitano”.

Conheça um pouco mais sobre a vida e o serviço do mais novo soteropolitano

Padre Jaciel Bezerra da Silva, conhecido como Padre Jaciel, nasceu na cidade de Correntes, no estado de Pernambuco, no dia 28 de maio de 1976, onde passou a sua infância e adolescência. Desde jovem, sempre se apresentou com dinamismo, comunicação e liderança nos grupos escolares, sociais e nas apresentações culturais na cidade natal. De família humilde, é o filho mais velho de Sr. José Bezerra e Dona Helena Ferreira, falecida em 30 de outubro de 2015. Após participar de vários encontros de jovens da Igreja Católica da sua cidade, e do processo de discernimento vocacional, o sacerdote ingressou na Congregação Salesianos Dom Bosco para iniciar o processo formativo de religioso, que foi finalizado no Seminário Central da Bahia, São João Maria Vianney, pertencente a Arquidiocese de Salvador. No dia 10 de agosto de 2014 foi ordenado presbítero pelo então arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Sebastião Krieger.

Após sua ordenação presbiteral, o padre Jaciel Bezerra foi enviado a Paróquia Divino Espírito Santo, localizada no Vale dos Lagos para ser o pároco, quando começou a realizar ações de evangelização, incluído ações sociais na comunidade local. Gravou em 2019 o CD denominado “Canções para Rezar” que tem como música central “Doce Maria” e em 2020 compôs a música “Tudo Isso Passa”, grande sucesso no momento de pandemia. Para expandir o programa do Terço da Batalha que realiza semanalmente, o sacerdote passou a evangelizar pelo estado levando a caravana do Terço da Batalha, propiciando as pessoas maior aproximação com Deus pela oração.

A missão através da música

Tendo como referência os padres Zezinho e João Carlos, o padre Jaciel lançou seu primeiro CD, “Canções para Rezar”, em 2019. Com músicas como “Doce Maria” que rendeu homenagens a Nossa Senhora, resultando em seu primeiro show em sua cidade natal. Em 2020, sua composição “Tudo Isso Passa”, se tornou um sucesso nas redes sociais durante a pandemia. A evangelização pela música foi seu diferencial no meio católico, destacando-se, assim, como um padre reconhecido no estado. O retorno aos temas ligados à sua formação e sua realidade fazem parte da sua forma de pensar e atuar na música. Para o padre Jaciel, a música é uma expressão íntima de sua relação com Deus. Em suas palavras, “o músico é alguém que tem intimidade com o seu Senhor”.

A missão social
Os trabalhos sociais realizados pelo padre Jaciel nas periferias de Salvador têm ganhado grandes proporções no que tange a parte social, cultural, político e educativo da população. Com um olhar misericordioso e prestativo, serve a população, sobretudo aos marginalizados com amor e humildade. Hoje, o padre Jaciel está além do território paroquial, atuando em toda cidade prestando um serviço social, segundo os princípios do Santo Evangelho. E assim, Padre Jaciel Bezerra da Silva continua a trilhar sua jornada como sacerdote, músico e evangelizador, deixando sua marca na vida daqueles que o acompanham com sua dedicação à fé, à música e à comunidade.

Acompanhe o padre Jaciel através da Rádio Excelsior da Bahia, no programa “Um Mergulho na Fé”. Com transmissão de segunda a sexta, sempre às 10h da manhã, a atração oferece aos ouvintes uma imersão na fé, abordando temáticas relevantes sobre Igreja, filosofia, sociedade e espiritualidade.

Segundo o padre, “um Mergulho na Fé é dedicado às famílias e a todo o povo de Deus, abordando temas atuais, conexões entre Igreja e sociedade, filosofia, catequese e tudo que permeia nossa realidade”.

Foto: Padre Jaciel – Arquivo Pessoal