Semana Maior no Caminho da Cruz

Por Patrícia Tosta

Entre os pontos fortes dos atos que marcam a Semana Santa, destacamos a Via Sacra. “Via Crucis”, ou Via Sacra, significa em latim “O caminho da Cruz”. A origem remonta ao século IV, quando os cristãos peregrinavam para Jerusalém e percorriam o trajeto da Paixão de Cristo. Este caminho é formado por 14 estações que representam determinadas cenas da Paixão, cada uma corresponde a um acontecimento especial ou a maneira especial de devoção relacionada a tais representações.

É uma jornada de oração, penitência e esperança, em que podemos oferecer nossas próprias dificuldades e sofrimentos a Deus em união com Seu sofrimento na cruz. No âmbito das devoções, as tradições quaresmais das Vias Sacras protagonizam um emocionante momento entorno do Mistério da Paixão, Morte e Ressureição de Cristo na cidade de Salvador.

A Via Sacra do Centro Histórico de Salvador, percorrendo o maior conjunto arquitetônico colonial da América Latina, experiência da tradicional Procissão do Encontro, onde a venerada imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos se encaminha até o Terreiro de Jesus, encontrando-se em frente à Igreja São Domingos de Gusmão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, apresentando um retrato da caminhada pascoal do Salvador pelas mãos históricas das nossas irmandades, ordens terceiras e paróquias do Centro Histórico.

Durante a Semana Maior, reforçamos o convite para você participar desse momento especial de fé, devoção, memória e oração.

Confira nossa programação:

Imagens/Arte: Danilo Alves