Semana Maior integra atividades de diversas instituições eclesiais e da sociedade civil

Projeto voltado ao tempo quaresmal é promovido pela Arquidiocese de Salvador através do Vicariato para Educação, Comunicação e Cultura em conjunto com a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela.

Assim como o Natal, festa que marca o nascimento de Cristo, a Semana Santa é um momento forte de renovação da fé, mas também de convite à mudança de vida. É o período do ano em que se celebra o mistério central da fé cristã: a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Maior tem início no Domingo de Ramos e segue até a Páscoa. Embora toda semana seja muito importante, tem especial destaque o tríduo pascal, que compreende a Quinta-feira Santa, a Sexta-feira da Paixão e o Sábado de Aleluia e é concluída no Domingo da Ressurreição.

Para marcar esse período tão importante a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, o Vicariato Episcopal para a Cultura, Comunicação e Educação e a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, realizam o Projeto Semana Maior, a Semana Santa do Salvador.

O QUE É A SEMANA MAIOR?

O Semana Maior é uma execução de atividades de diversas instituições eclesiais e da sociedade civil ligadas as áreas da cultura, educação, arte e religião acerca do tema da Semana Santa. Uma semana de promoção de atividades culturais e litúrgicas entorno do mistério central da fé cristã: Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Um dos marcos do projeto será a recepção das atividades das instituições envolvidas para devida divulgação em diferentes meios e reflexão por parte da comunidade. A iniciativa conjunta tem como objetivo anunciar Jesus Cristo, a partir do mistério da sua Paixão, Morte e Ressurreição, por meio de atividades culturais e litúrgicas. Além disso, o projeto visa estimular a caminhada das expressões eclesiais e organizações sociais que atuam no âmbito da cultura e da educação, dentro da perspectiva humanista cristã, ampliando o alcance da Mensagem da Páscoa, atingindo outras esferas da sociedade, para além dos limites eclesiásticos, fomentando o diálogo com o mundo das artes, da cultura, da educação, do esporte e do turismo através de uma ação articulada a partir do tema da Semana Santa.

As ações litúrgicas serão divulgadas através de uma programação cultural e de comunicação integrada tendo a Pastoral de Comunicação da Arquidiocese de Salvador e a Rede Excelsior de Comunicação, como parceiros. O cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, destacou a ampla importância desse período:

“A Semana Maior integra o vasto patrimônio cultural, religioso e artístico do povo brasileiro, moldando a sua identidade. Manifestações religiosas tradicionais, como procissões e vias-sacras, continuam a figurar no cenário de pequenas e grandes cidades”, afirmou o arcebispo em artigo publicado no jornal A Tarde em 10 de abril de 2022.

Toda a identidade visual do projeto foi inspirada na Catedral Basílica Primacial de São Salvador por ser a Igreja Mãe de todas as igrejas do país. O edifício de culto que recepciona a Cátedra do Arcebispo Metropolitano Primacial do Brasil possui representatividade nacional e internacional, por seu posicionamento dentro do maior conjunto arquitetônico colonial preservado da América Latina. A imagem que entrelaça vivência da fé, história, cultura e sociedade serviu como referência para o Projeto Semana Maior.

Esta primeira edição já evidencia a magnitude do projeto que traz inúmeros benefícios para as instituições promotoras e para toda a sociedade tais como: divulgação das instituições promotoras, estimulo a visitação e o conhecimento das obras e locais favorecidos pelo projeto, divulgação das atividades realizadas no âmbito da Arquidiocese de Salvador e presença do projeto nos diversos canais de publicidade e nas mídias sociais

Por: Patrícia Tosta