Rede Excelsior recebe visita do Secretário Geral da CNBB

Por Patrícia Tosta

O bispo-auxiliar da Arquidiocese de Brasília e secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, visitou na última sexta-feira, 5 de maio, os estúdios da Rede Excelsior de Comunicação, onde participação do Programa Entre Amigos, apresentado pelo radialista Reis Moura, acompanhado dos diretores da Fundação Dom Avelar / Rede Excelsior de Comunicação, os padres Danilo Pinto e Gil André Peixinho.

“Uma grata surpresa, estar aqui com meu chefe na CNBB”, destacou o padre Danilo Pinto na oportunidade de apresentar dom Ricardo ao público ouvinte da Rádio Excelsior da Bahia. O padre Danilo assessora há 9 anos a Conferência Episcopal, atualmente secretariando o Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ), organismo submetido a Secretária Geral da CNBB.

Dom Ricardo que esteve em Salvador por ocasião de uma visita eclesial ao Regional Nordeste 3 da CNBB, encontrando-se ainda com o cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil; e com seus auxiliares, dom Valter Magno, dom Marco Eugênio, e dom Dorival Barreto, que é secretário geral do Regional.

Essa não é a primeira vez que o prelado vem a Bahia. Dom Ricardo em solo baiano anos atrás, durante pouquíssimo tempo para participar de um encontro da Pastoral Familiar, ficando apenas no local do evento até o seu retorno à Brasília, por isso, considerou que essa é de fato a primeira vez em solo baiano. O secretário geral da CNBB mostrou-se emocionado, não só pelo que viu da estrutura da Fundação Dom Avelar/Rede Excelsior, mas pelo significado do projeto de comunicação:

“Vocês estão de parabéns, e que daqui ecoe a paz para o mundo inteiro”, declarou Dom Ricardo.

Durante entrevista no Programa Entre Amigos, o bispo falou sobre o intenso trabalho realizado pela CNBB e a força que teve a Assembleia Geral da entidade, realizada no último mês de Abril, definindo as diretrizes para os trabalhos. Durante a entrevista, o prelado destacou ainda o trabalho realizado pelo padre Danilo Pinto durante a Assembleia da CNBB. O sacerdote ministrou uma Conferência sobre os Impactos da Inteligência Artificial na Evangelização da Igreja, que contou uma avaliação muito boa pelos bispos presentes.

O padre Gil Peixinho recordou que o tema  será revisitado no dia próximo 16 de maio durante o 1º  Seminário do Vicariato de Cultura, Comunicação e Educação da Arquidiocese de Salvador. A Conferência irá ocorrer na Cúria Metropolitana de Salvador, das 14h às 17h, com palestra do padre Danilo Pinto e participação do vigário episcopal, o padre Manoel Filho.

Por fim, o padre Danilo lembrou os presentes desafios vividos pelo Rio Grande do Sul, estado de origem de dom Ricardo Hoepers, que vem sofrendo fortemente com as últimas chuvas. Sobre esse tema, dom Ricardo, que já foi bispo-auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, falou do cenário desolador que vivem as famílias: “O centro de Porto Alegre já foi praticamente atingido e a grande preocupação é que a chuva continue a subir chegando até a diocese de Rio Grande. Ainda tem represas que correm risco de se romper e nossa preocupação é com a vida das famílias que vivem na região. Contamos com a solidariedade de todo povo gaúcho e de todo povo brasileiro nessas horas”, afirmou o bispo.

Atendendo ao pedido do padre Gil Peixinho, o secretário geral da CNBB deixou uma mensagem final de esperança aos ouvintes da emissora, sobretudo aqueles que também vivem em situação de risco e vulnerabilidade social.

“Querido povo baiano, a alegria de estarmos aqui e as palavras que trago são do Papa Francisco: cuidar da Terra, da nossa casa comum. Todos nós temos esses sofrimentos climáticos acontecendo e isso deve nos unir, primeiro para aumentar nossa consciência desse cuidado da casa comum e entendermos que todos precisamos uns dos outros e também para elevarmos nossas preces ao nosso Deus, para que conduza nossos passos. Sintam-se abençoados e que esse seja um momento de fortaleza de nossa Igreja e de nossa fé, e jamais vamos desprender as mãos uns dos outros, jamais vamos deixar o outro sozinho. Estamos juntos, estamos na mesma barca e que o senhor nos abençoe”.

Confira a entrevista completa no Canal do Youtube da Rede Excelsior da Bahia: https://www.youtube.com/watch?v=RwARhWLbW4U