por Patricia Tosta
Nesta quarta-feira dia 05 de junho, a Excelsior da Bahia, emissora primaz, (primeira rádio católica do Brasil), celebrou seus 82 anos. A data, também marcou os 4 anos da presença de Dom Sérgio da Rocha como Arcebispo de Salvador e trouxe mudanças esperadas pela Família Excelsior: a volta das músicas na programação e dos programas de Padres Marcelo Rossi e de Reginaldo Manzotti.
Dia de comemoração
As comemorações começaram cedo com a Missa de aniversário presidida pelo Padre Danilo Pinto, Diretor do Grupo Excelsior, na Capela Sagrada Família onde também é Capelão, às 7 da manhã. O templo que agora é uma extensão da comunicação evangelizadora, acolheu amigos, funcionários e colaboradores da Rádio Excelsior que por 8 décadas faz parte da vida dos baianos.
Após a missa, às 8h no Programa Palavra e Vida, apresentado por Reis Moura, o Padre Danilo comunicou as mudanças agradecendo aos ouvintes que tiveram importante participação nessa conquista. O momento seguiu com a bênção de Dom Marco Eugênio, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador e uma breve confraternização. A Excelsior tem mesmo o que comemorar, por meses, ficou sem poder executar músicas que é um elemento fundamental da linguagem radiofônica.
De acordo com o Padre Danilo, esse foi um momento de grande aprendizado. “Não foi um período fácil, mas necessário e oportuno, pois tivemos a chance de perceber ainda mais os talentos que temos. A música como expressão artística, mobiliza nossos afetos, nossas interioridades. A música ajuda a rezar e nos aproxima de Deus, não a ter, é menos uma ajuda nesse processo de encontro com o Senhor”, declarou.
Sobre a perenidade da música na programação, o Padre Danilo lembrou: “depende do empenho e fidelidade de cada sócio colaborador, de cada ouvinte, para que possamos ter condições de honrar nossos compromissos”. Para encerrar, agradeceu a cada colaborador e aos benfeitores que ajudam a manter a ação evangelizadora do Grupo Excelsior.
Às 12h o Programa Expresso do Dia, transmitido em Rede, trouxe depoimentos de antigos funcionários a exemplo de Vitor Pinto, que passou de estagiário a Coordenador de Programação e agradeceu essa oportunidade. “A rádio Excelsior me acolheu e me abraçou, é para mim como uma amada família. Fico feliz em ver a continuidade do seu crescimento”.
A comunicadora Patricia Tosta que entrou no grupo aos 16 anos, também falou o que significa celebrar esse momento: “É uma grata satisfação comemorar esse dia. A Excelsior é a minha segunda casa, aqui vivi importantes momentos da minha vida pessoal e profissional. Aqui vivo o meu propósito de transformar pessoas pela comunicação”, afirmou.
Às 14h, falando ao público da tarde, no Programa Entre Amigos e acompanhado pelo repórter João Vitor e pela Relações Públicas, Iris Almeida, Padre Danilo voltou a falar das mudanças e agradeceu mais uma vez o apoio dos sócios colaboradores. O dia festivo terminou com o Ciranda da Fé seguido da Santa Missa presidida por Dom Juraci Gomes, na Capela Sagrada família.
Uma breve história da rádio
A Rede Excelsior da Bahia foi fundada em 2 de setembro de 1941, pelo frade franciscano alemão, Hildebrando Kruthalp; tendo iniciado suas transmissões em junho de 1944, no Largo do Papagaio. A Rádio Excelsior é reconhecida pela sua comunicação a serviço da vida e por levar fé e esperança ao público ouvinte; sendo a segunda rádio em audiência no estado, e considerada a maior paróquia da Arquidiocese de Salvador.
A Família Excelsior foi criada em 22 de julho de 1992. Instituída como Família Missionária, destinada a agregar pessoas comprometida com a sustentabilidade financeira da emissora. À 33 anos a Família Excelsior ajuda na manutenção da Rádio e na continuidade dos seus projetos.
Se deseja ajudar a continuidade dessa história, pode fazer qualquer doação através dos seguintes canais:
Caixa Econômica Federal: Agência 1032 opção 003. Conta 2476-9
PIX: [email protected]
Contato: (71) 3114-3332
Endereço: Rua Martim Affonso de Souza, Nº 270, Garcia, Salvador – BA
Fonte: Grupo Excelsior