Jornalistas da Rede Excelsior fazem balanço de intercâmbio no Vaticano

Em um intercâmbio histórico fruto da colaboração entre a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela/Rede Excelsior de Comunicação, pertencente a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, e o Dicastério de Comunicação do Vaticano, os apresentadores do programa Excelsior Revista, Aidil Brites e Victor Pinto, vivenciaram uma visitação à Santa Sé durante o mês de setembro.

O intercâmbio se iniciou no dia 15 de setembro, onde os jornalistas seguiram para uma imersão no Vaticano, em especial no seu setor de comunicação, por cerca de 15 dias, e retornaram ao Brasil em 6 de outubro. Em meio a experiência de intercambio, os apresentadores puderam acompanhar a audiência-geral do Papa Francisco, trabalhar na Rádio Vaticana e estar presentes em momentos importantes para a Igreja, como o último consistório presidido pelo Papa Francisco, no dia 30 de setembro, onde foram criados 21 novos cardeais, além do início da Assembleia Sinodal do Sínodo dos Bispos, que se iniciou no começo do mês de outubro.

Sobre o intercâmbio, o jornalista Victor Pinto pontuou que “foi uma viagem muito importante. Pudemos fazer uma imersão na Rádio Vaticano e aprender um pouco mais da comunicação institucional da emissora e conhecer mais da estrutura política da Cidade do Vaticano que é um País. Todo lá tem uma grande responsabilidade que é fazer ecoar a voz do Papa em língua portuguesa. Pudemos acompanhar todo esse processo e conhecer a estrutura”.

O apresentador falou ainda sobre o resultado da viagem a Santa Sé: “Aprimoramos o nosso conhecimento da Igreja, muito além como instituição religiosa, mas também uma instituição de Estado, a atenção e o zelo dados a informação e aos documentos e falas emitidas pelo Papa, pela Santa Sé. Além do conhecimento do modus operandi, ampliamos a rede de contatos para termos acesso mais facilitado direto na fonte e poderemos utilizar isso no jornalismo da rádio e também no programa Excelsior Revista, que apresentamos” – destacou Victor Pinto.

Em um balanço da experiência do intercambio, a jornalista Aidil Brites refletiu que: “A experiência de estagiar 15 dias na Rádio Vaticano e Vatican News contribuiu de um modo singular para a minha formação enquanto jornalista e radialista, mas também enquanto católica. Fomos super bem acolhidos pela equipe de profissionais brasileiros que lá atuam e nos inserimos no cotidiano de produção de apuração de notícias, redação de matérias, gravação de locução e edição de áudio. Pudemos compreender o funcionamento da Rádio e sua linha editorial. A nossa visão sistêmica sobre a comunicação institucional do Vaticano ampliou significativamente. Houve também a imersão no aspecto cultural de Roma já que tínhamos a possibilidade de viver o dia a dia como cidadãos romanos e ainda conhecer os principais pontos turísticos da capital da Itália. Acredito que a experiência qualificou ainda mais a nossa participação na Rádio, porque hoje temos uma maior familiaridade com a dimensão universal da Igreja Católica e podemos aproximar mais o ouvinte do Papa e do Vaticano. A nossa ideia é agregar ao programa que apresentamos, o Excelsior Revista, assuntos que ampliem o olhar do ouvinte acerca da sua fé e do seu pertencimento eclesial em um sentido mais pleno. Também estamos disponíveis para multiplicar as experiências vividas e conhecimentos adquiridos, compartilhando-os com os nossos colegas da Rádio Excelsior da Bahia”.

A iniciativa da Fundação Dom Avelar/Rede Excelsior com o Dicastério de Comunicação da Santa Sé visou promover uma valiosa troca de experiências e conhecimentos no campo da comunicação visando o aperfeiçoamento da programação religiosa da Rádio Excelsior da Bahia, AM 840, A Voz do Senhor do Bonfim, em sintonia com a comunicação trabalhada no Vaticano, sede da Santa Sé e residência do Santo Padre, o Papa Francisco.

Foto: Victor Pinto