genildo

Genildo Lawinscky assume Coordenação de Jornalismo da Rede Excelsior de Comunicação

genildo

O experiente jornalista Genildo Lawinscky é o novo coordenador de jornalismo da Rede Excelsior de Comunicação. Com 45 anos de carreira, Genildo, que é natural de Itabuna, Bahia, e torcedor do Esporte Clube Bahia, assume a missão de coordenar o núcleo de jornalismo da emissora, em um novo momento marcado por um maior aprofundamento no setor de jornalismo e prestação de serviços.

Genildo Lawinscky iniciou sua relação com a comunicação aos 14 anos, quando ingressou no rádio como radialista. Ele não só ascendeu de vendedor de laranjas no estádio de Itabuna a uma figura respeitada no jornalismo baiano, mas também passou por veículos de renome no ambiente jornalístico local e regional, como a TV Itapuã, Rede Bahia e Rádio Excelsior da Bahia.

O jornalista retorna a Excelsior após sua primeira passagem na emissora aos 17 anos, fazendo parte da equipe esportiva comandada por Nilton Nogueira, ganhando o prêmio de “Revelação” do ano de 1975, devido ao trabalho na primeira emissora católica do país. Agora, o jornalista também contribuirá na equipe esportiva dos “Craques do Rádio”, comandada por Ivo Ferraz.

Com raízes profundas em Itabuna, no sul da Bahia, Genildo acumulou uma ampla experiência ao longo de sua carreira, desempenhando diversos papéis, desde repórter até editor, produtor e coordenador. Sua notável jornada incluiu ainda o comando da Rádio Sociedade da Bahia nos anos 90.

Dezenove anos da carreira do jornalista foram dedicados exclusivamente ao jornalismo televisivo. Na TV Bahia, o jornalista atuou como repórter especial, apresentador, editor-chefe e chefe de reportagem, deixando sua marca no jornalismo da emissora. Seu trabalho profissional e com qualidade o posicionou como um dos apresentadores mais influentes da cena baiana, comandando o “Jornal da Manhã”, o “Bahia Meio Dia” e o “BATV”.

A chegada de Genildo Lawinscky à Rede Excelsior de Comunicação é um divisor de águas no cenário jornalístico da emissora. Sua experiência incomparável e profundo entendimento das complexidades do jornalismo na Bahia o gabaritam para a coordenação da nova equipe jornalística. A emissora, que tem uma longa história de comprometimento com a qualidade da informação, busca reforçar a sua tradição jornalística neste novo momento.

O padre Danilo Pinto, diretor-geral da Rede Excelsior, destaca que “a chegada de Genildo Lawinscky na Rede Excelsior é o culminar de um processo que foi iniciado meses atrás na aplicação da pesquisa junto ao público ouvinte para conhecer as suas necessidades junto a emissora, e vem após o recebimento de um parecer técnico de núcleos de comunicadores, formados em duas universidades conceituadas na Bahia no campo da comunicação, a respeito da programação, em conjunto a formação do conselho de programação. Em razão da vocação da instituição, como instituição que reflete e promove a pessoa a luz da fé, desejamos fazer da nossa Rede de emissoras, que também é voltada para um público formador de opinião, um Rede em que o jornalismo seja um dos nossos carros-chefes, e o Genildo ajudará na condução desse processo, ele que possui uma respeitada e larga biografia no campo do jornalismo baiano e brasileiro, chega para ajudar no reposicionamento do jornalismo no contexto da mídia rádio e no âmbito das outras mídias de atuação da Rede Excelsior de Comunicação”.

Nesse sentido, a Rede Excelsior de Comunicação está expandindo sua grade de programação jornalística com o já tradicional programa “Acorda pra Vida” às 6h20 da manhã, apresentado por Almir Santana, onde os ouvintes podem esperar informações atualizadas e análises profundas para começar o dia bem informados. Às 8h, se inicia na FM 106.1 o “Em Sintonia com Notícias”, comandado pela comunicadora Patrícia Tosta, fazendo um apanhado das principais notícias do início da manhã, na Bahia, no Brasil e no mundo, junto com prestação de serviço e informações de trânsito, clima e emprego.

Ao meio-dia, o “Expresso do Dia”, apresentado pelo jornalista Léo Barsan, oferece uma visão detalhada dos acontecimentos do dia, fornecendo uma pausa informativa em um momento em que o público busca atualizações sobre eventos locais e nacionais, e seguem em trânsito na capital baiana, na Bahia e no Brasil.

E no final da tarde, às 18h, é a vez do “Giro de Notícias”, apresentado por Igor Guimarães, que mergulha nas principais notícias do dia, analisando os fatos e histórias que moldam a Bahia e o Brasil, e fazendo um balanço com o cenário político baiano e nacional.

O jornalista Genildo Lawinscky, novo coordenador de jornalismo da Rede Excelsior, afirmou que “voltar à casa antiga e poder, de alguma forma, reviver momentos inesquecíveis, claro, em outro ambiente, com novas e avançadas tecnologias é a disposição de aprender com todos aqueles que, ao longo dos anos mais modernos, vêm experimentando as novidades impostas pela comunicação”.

Mediante a nova programação, Genildo Lawinscky se soma a Rede Excelsior de Comunicação com o comprometimento em coordenar um conteúdo jornalístico de alta qualidade para os ouvintes. Este é o início de uma emocionante jornada em que a emissora continuará sendo uma voz confiável no cenário midiático baiano, mantendo-se como uma das principais fontes de informação para a comunidade local, regional e nacional.

Foto: Genildo Lawinscky