Ouça ao vivo

840 AM

106.1 FM

105.1 FM

Conselho Superior da Fundação se reúnem para balanço do ano de 2023 da instituição

Fundação Dom Avelar 2023: Uma Instituição no Caminho da Mudança

Conselho Superior da Fundação se reúnem para balanço do ano de 2023 da instituição

Por Patrícia Tosta

A reunião anual extraordinária do Conselho Superior da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela aconteceu no último dia 03 de maio, às 15h, no Centro Pastoral da Arquidiocese de São Salvador, situado no bairro do Garcia.

O chamado para o encontro foi realizado pelo presidente da Fundação Dom Avelar, o cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, que em uso das suas atribuições convocou os membros do Conselho Superior, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da Fundação com objetivo de conhecer e avaliar o Relatório de Atividades de 2023; deliberar sobre as atividades contábeis do ano, e definir o Orçamento para as atividades de 2024.

Durante o encontro não ocorreu a eleição dos membros para compor o Conselho Superior, mas escutas e indicações. Ainda durante a reunião foi reeleita a atual Diretoria Executiva da Fundação para o próximo quinquênio (2024 a 2029).

Seguindo o regimento e legislação em vigor sobre as Fundações privadas, para fins de Assistência social, o Relatório Anual 2023 foi submetido para a análise do Conselho Superior e Conselho Fiscal, como também do Ministério Público do Estado da Bahia e dos demais órgãos de controle externo e de utilidade pública, com o objetivo de prestar contas acerca da atuação da entidade.

Vale lembrar que em todas as suas atividades, a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela (FDA) busca desenvolver um firme trabalho de evangelização na perspectiva humanística cristã, tendo sempre o cuidado na preservação da comunicação através das emissoras de rádio e nas ações de cunho sociais e educativos.

Uma instituição vivendo a mudança

No ano de 2023 a Fundação Dom Avelar passou por um intenso processo de mudanças, a começar pelas alterações no quadro gestor. O primeiro semestre foi marcado por uma série de reuniões e análises do cenário estrutural, organizacional e financeiro, sem que houvesse interferência no andamento das atividades cotidianas.

Os estúdios de gravação e transmissão passaram por algumas atualizações técnicas e de layout, assim como parte das dependências ganham novos aspectos e aparência. Ajustes foram necessários também nas rotinas de atendimento da recepção, que englobou a adequação e disposição da equipe na recepção do prédio Matriz, localizado no bairro do Garcia.

A recuperação dos prejuízos sociais e financeiros sentidos pela pandemia decorrente do vírus Covid-19 vem acontecendo de forma gradual, sendo necessário adotar algumas medidas estratégicas para a manutenção das atividades da instituição.

Os desafios enfrentados, contudo, não impediram que a FDA, mantivesse sua vocação em ajudar de forma comprometida e solidária a população carente. As ações na área social tiveram um contínuo suporte de instituições parceiras, o que resultou em um cenário positivo de pessoas assistidas nas atividades do Centro Educacional Cristo é Vida.

A Comunicação sempre foi um elemento forte de atuação da FDA, que responde pelo funcionamento da Rede Excelsior de Comunicação. Emissoras que contam com o fundamental apoio dos colaboradores voluntários, cujas doações garantiram a permanência da Voz do Senhor do Bonfim nos lares da cidade do Salvador, Região Metropolitana e interior do estado da Bahia, assim como nos diversos canais virtuais de divulgação.

Durante a condução dos trabalhos, o cardeal Sérgio da Rocha agradeceu o empenho de todos os colaboradores cuja dedicação garante a manutenção de toda a essa obra que em muito tem ajudado a comunidade baiana:

“Expressamos com os relatos contidos nesse documento nossos fraternos e valorosos agradecimentos a todos os envolvidos nas atividades que regem essa instituição”, declarou o Arcebispo Primaz e Presidente da FDA.

Destaques de 2023

O ano de 2023 testemunhou uma série de iniciativas estratégicas na Rádio Excelsior da Bahia, AM 840, marcando um capítulo significativo em sua trajetória. Essas ações foram implementadas para fortalecer o compromisso com a comunicação religiosa da emissora e alinhar suas operações com as demandas contemporâneas. Entre essas ações realizadas pelo Grupo Excelsior de Comunicação destacam-se:

  • Implantação do Projeto de modernização digital;
  • Desespelhamento da programação;
  • Diálogos com organismos de comunicação da Santa Sé:
    • Nova Política editorial com reuniões mensais de pauta;
    • Assessoria de Comunicação e maior visibilidade nas redes sociais;
    • Canal do YouTube (Rádio Excelsior e Cardeal FM) e a atualização constante do Portal institucional da FDA;
    • Criação e manutenção de sites e perfis no Instagram das Rádios Excelsior e Cardeal FM, cada um com o caráter da sua respectiva emissora. A Rádio Excelsior AM 840 segmentada para uma comunicação explicitamente religiosa e a FM 106.1 com uma abordagem educativa fundamentada no humanismo cristão.

A comunicação estratégica buscando novas parcerias e diálogo com atores da sociedade também foi um ponto em destaque. Foram instituídos grupos específicos para ampliação das transmissões, modernização e diversificação da programação, pesquisa de público, parceria com a Pastoral de Comunicação Arquidiocesana. Destaca-se ainda o Planejamento de Migração da AM 840 para o espectro FM cuja campanha segue em curso contando com o apoio dos ouvintes e comunidade em geral.

O ano de 2023 também foi marcado por uma série de iniciativas de preservação e valorização do patrimônio da Fundação Dom Avelar com a regularização patrimonial do Bairro da Paz, reformas e readequações da sede no bairro do Garcia que passou a contar com ambientes mais acolhedores e adequados a seus propósitos

A cada três meses, um GT de acompanhamento do Planejamento Estratégico reúne-se para avaliar e atualizar as 21 estratégias definidas para a resolução dos desafios vividos pela instituição.

Nove meses de trabalho, uma gestação que encerrou com o nascimento de um novo tempo de mais esperança. A FDA agradece a todos os colaboradores que, de forma direta ou indireta, contribuíram para esse resultado. O trabalho continua com novos desafios, mas com a certeza de que com união, trabalho assertivo e a colaboração de todos, a FDA alcançará os seus objetivos.

Sigamos em 2024 com a força do Senhor do Bonfim. #vaidarcerto

Sobre a FDA

A Fundação Dom Avelar Brandão Vilela é uma Fundação brasileira vinculada à Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Sé Primacial do Brasil. Pertencem à Fundação uma série de veículos de comunicação e projetos sociais, tendo como principal veículo a Rede Excelsior de Comunicação, primeira emissora religiosa e católica do Brasil. Entre os seus principais objetivos estão:

  • Promover a evangelização e o discipulado através dos meios de comunicação social;
  • Promover o desenvolvimento integral da pessoa humana a partir de uma ação social liberadora, apoiando-se nos modernos meios de comunicação social, com ênfase na radiodifusão;
  • Promover a educação, o desenvolvimento humano e a assistência social;
  • Propiciar contributo financeiro a paróquias e entidades assistenciais ou catequéticas católicas, sediadas na jurisdição da Arquidiocese de São Salvador da Bahia;
  • Assegurar amparo a outros, a critério do seu presidente, ad referendum do Conselho Superior;
  • Promover o voluntariado, a ética, a paz e a cidadania.

 

Reunião do Conselho Superior da Fundação Dom Avelar
Arquivo FDA
Reunião do Conselho Superior da Fundação Dom Avelar
Arquivo FDA
Reunião do Conselho Superior da Fundação Dom Avelar
Arquivo FDA

 

0%

Arrecadação do mês

0%

Arrecadação do mês

Rede Excelsior de Comunicação