Família Excelsior realiza Encontrão celebrando 80 anos da primeira emissora de Rádio Católica do Brasil

A Família Excelsior escolheu a Colina Sagrada, aos pés do Senhor do Bonfim, para celebrar a 20ª edição do Encontrão, promovido com o objetivo de reunir ouvintes, representantes e membros da Família do Bem que contribui com a divulgação e com a manutenção da Rede Excelsior
De Comunicação. A atividade foi realizada no dia 4 de fevereiro do presente ano, 2023, é contou com momentos de louvor, animação, procissão com a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa, presidida pelo arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, e presidente da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, o cardeal Sérgio da Rocha.

Em atitude de sincera gratidão, o cardeal Sérgio da Rocha recordou as pessoas que contribuem com a caminhada da Fundação Dom Avelar e da Rede Excelsior de Comunicação, como o cardeal Avelar Brandão Vilela, dom Tomás Guilherme Murphy, frei Hildebrando Kruthaup, bem como aquelas que seguem contribuindo, a exemplo do padre Aderbal Galvão de Sousa, ex-diretor que esteve à frente da Fundação Dom Avelar por 31 anos. “Queremos lembrar de todos os que, desde aquele primeiro momento, têm feito muito para que hoje possamos celebrar os 80 anos da nossa rádio. Ao mesmo tempo, nós estamos aqui com uma gratidão imensa a todas as pessoas que são ouvintes fiéis, divulgam e apoiam a rádio com a oração e com a doação generosa nas diversas campanhas que são realizadas”, asseverou o cardeal.

Realizado pela primeira vez no ano 2000, o Encontrão é um momento importante para a Família Excelsior e toda a Fundação Dom Avelar. “Este deveria ser a 23ª edição, mas, em virtude da pandemia, ficamos três anos sem realizar o Encontrão, o que me deixou muito apreensivo para esta retomada. Mas, o povo de Deus atendeu ao apelo e veio se reunir. Foi muita gente e muito bonito, pois celebramos os 80 anos da Rádio Excelsior”, afirmou padre Aderbal Galvão de Sousa.

O ápice do Encontrão foi, sem dúvida, a Santa Missa. “É uma grande alegria para todos nós; é motivo de louvor a Deus esse encontro, mas, sobretudo, esta Eucaristia, essa Ação de Graças. Já nos momento anteriores, nós recordamos com o nosso querido padre Aderbal sobre a história tão bonita dessa nossa rádio; história, primeiramente, do amor, da graça, da misericórdia e do poder de Deus se manifestando. Por isso que nós estamos aqui para dar graças a Deus, para louvar a Deus pelo ontem e pelo hoje, ao mesmo tempo em que confiamos a Ele o dia a dia e a missão da nossa Rádio Excelsior. Sabemos que sem a graça, sem o amor e sem o poder de Deus nós não conseguiríamos realizar a missão tão bonita desta emissora, sendo a voz do Senhor do Bonfim, sendo a voz da nossa Igreja para tantos irmãos que têm a graça de ouvir e de acompanhar”, disse o cardeal Sérgio da Rocha durante a homilia.

Entre os funcionários e colaboradores, estava o locutor Reis Moura que há 28 anos faz parte da Família Excelsior. “Eu fico muito feliz em um momento como esse, um encontro que une as pessoas. Podemos perceber que, mesmo após três anos sem o Encontrão, temos uma boa quantidade de ouvintes aqui presentes celebrando. Isso é muito importante e nos ajuda a ter a certeza de que é preciso valorizar o rádio como veículo de comunicação”, afirmou o apresentador do programa Entre Amigos.

Texto e Fotos: Sara Gomes – Assessora de Imprensa da Arquidiocese de São Salvador da Bahia