Excelsior Rumo à FM: Segunda emissora do estado vive processo de migração

Depois de mais de oito décadas de serviços na comunicação radiofônica em amplitude modulada, a Rádio Excelsior da Bahia (AM 840) deve em breve migrar para o formato FM 80,1.

A notícia que já era conhecida internamente entre os colaboradores e ouvintes, foi anunciada oficialmente ao clero arquidiocesano de Salvador, durante a primeira reunião ordinária do ano de 2024, ocorrida neste mês de março, na Cúria Metropolitana de Salvador, situada no bairro do Garcia.

Durante a reunião arquidiocesana do clero, o cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, também Presidente da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, falou sobre o processo de mudança e reconheceu o esforço para manter a emissora operando por tanto tempo.

“Posso resumir tudo que gostaria de dizer sobre esse momento em duas palavras: Gratidão e Esperança. Gratidão a todos do passado, como o Padre Aderbal, que tanto se dedicou a Rede Excelsior com suas emissoras e trabalhos, também aos que hoje estão a serviço da rádio, quer seja na direção ou colaborando nos vários serviços, para que ela cumpra bem a sua missão. E Esperança que a Excelsior possa crescer e multiplicar sua audiência”, declarou o Arcebispo.

A reunião do clero tem como objetivo promover o alinhamento pastoral na Sé Primaz do Brasil. É um encontro para reavivar a convivência fraterna e destacar a ação evangelizadora e pastoral das paróquias. Para o padre Danilo Pinto, Diretor Geral da Fundação Dom Avelar/Rede Excelsior, esse foi um momento histórico.

Durante o encontro ele apresentou o projeto de migração que envolve questões jurídicas, técnicas e financeiras.

Histórico da migração:

O processo de migração foi iniciado em abril de 2023 com a criação do GT (Grupo de Trabalho) do Desespelhamento das Emissoras, etapa que finalizou-se em junho. De julho a outubro do mesmo ano iniciou-se o processo de desespelhamento das emissoras. Em novembro houve a renovação da outorga de funcionamento da FM 106.1, e em dezembro o ingresso no processo de aceite junto ao do Ministério das Comunicações para a Migração da AM para o FM.

Já em 2024, neste mês de março, a Rede Excelsior lança a nova emissora, Cardeal FM 106.1, e em dezembro daremos início a Fase Experimental, para que em abril de 2025 ocorra a Migração definitiva

Ações Pastorais da Campanha de Migração:
• Oração pela Migração da Rádio Excelsior;
• Paróquias: envio de novos representantes (onde houver, novos vices);
• Celebrações / sensibilizações por Foranias / Paróquias;

Lembrando o grande empenho financeiro que está sendo feito para mover esse projeto, o padre Danilo Pinto reforçou a importância da colaboração de todos:

“Peço que nos ajude a chegar nesse outro lado. Queremos pedir a você que do lugar onde está, divulgue que estamos vivendo esse processo e nos ajude na arrecadação, pois precisaremos fazer um investimento alto, mas necessário em vista a perenidade da nossa missão e para que continue atualizada, a Voz do Senhor do Bomfim”.

Como participar da campanha:

Faça parte dessa mudança, participe da Campanha: Rádio Excelsior da Bahia Rumo à FM. O total de investimento financeiro necessário para a migração gira em torno de 5 milhões de reais. Faça uma doação em qualquer valor para:

Caixa Econômica Federal:
Agência 1032 opção 003. Conta 2476-9
Ou através do PIX: migracaofm@am840.çcom.br

A Rádio Excelsior da Bahia foi fundada em 2 de setembro de 1941, pelo frade Franciscano alemão, Hildebrando Kruthalp. Inaugurada pelo cardeal Augusto Álvaro da Silva em 21 de junho de 1944, em sede no Largo do Papagaio. É a segunda rádio em audiência no estado, considerada a maior paróquia da arquidiocese de Salvador, a Excelsior é reconhecida pela sua comunicação a serviço da vida e por levar fé e esperança ao público ouvinte.