Em Sintonia realiza Workshop “Juntos pela Vida”

No último sábado, 21 de outubro, o programa Em Sintonia, veiculado pela Rádio FM 106.1, e apresentado por Patrícia Tosta, realizou mais uma edição do Workshop – “Juntos pela vida”, em apoio à Campanha do Outubro Rosa, mês de alerta e combate ao câncer de mama.

No Brasil, este é um problema de saúde pública em crescimento. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) – 73.000 novos casos da doença devem ocorrer apenas este ano (2023).

“Sabemos que a são as próprias mulheres que descobrem os cânceres de mama na maior parte das vezes e pensando nisso, o encontro tem como objetivo repassar informações sobre o assunto, alertando para a importância da auto observação e realização regular dos exames” – afirmou Patrícia Tosta durante a abertura do evento.

Contando com o apoio da Rede Excelsior de Comunicação, do Portal Saúde no Ar, Paulinas Livraria, da Liga Baiana contra o Câncer, movimento Yoga do Riso e Clinica da Mulher Anna Paola Noya Gatto, o evento somou forças à Campanha para divulgar a importância do diagnóstico precoce, tratamento e prevenção do câncer de mama, doença que mais acomete as mulheres e é a segunda causa de morte entre essa população.

A manhã começou com a alegria contagiante da Yoga do Riso, seguida da participação do Grupo Regular de Biodança, uma das ações de promoção de saúde ofertadas pelo programa que fez uma linda roda de celebração da vida com a participação das cerca de 50 mulheres presentes.

A fala das mulheres, algumas com mais de 3 décadas vivendo a superação do câncer, e a palestra da Mastologista Michele Rego, ajudou a entenderem melhor a dimensão e o impacto dessa doença.

O evento contou com a participação de Maria de Fátima Pereira, Coordenadora dos voluntários do HAM acompanhada pelo GAMMA – Grupo de Apoio à Mulher Mastectomizada da LBCC – Liga Bahiana contra o câncer e Coral “Viva a Vida”, formado por mulheres assistidas pelo HAM e regência do Maestro Paulo Emílio.

Com o mote: “Todos juntos pela vida”, o convite foi direcionado às mulheres ouvintes da Rede Excelsior, e demais interessados no assunto. A participação dos homens foi bem-vinda, já que a doença embora em menor proporção, também atinge os homens.

Um dos momentos mais emocionantes foi a construção de um turbante na cabeça de uma das mulheres presentes, feita pela turbanista e líder comunitária, Cláudia Bonfim, “uma mulher com turbante só consegue andar com a cabeça erguida, e portanto para ela não há tristeza só força e potencia”, afirmou Cáudia. O Workshop Juntos pela Vida, manteve o cunho social e arrecadou pacotes de leite que foram doados ao Hospital Aristides Maltez, referência no atendimento às pessoas com câncer.

Além das dinâmicas e momentos artísticos o evento contou também com um delicioso lanche oferecido pelas empresas: Pipocas Vita e QPaladar.

O evento está em sua quarta edição e já é um marco na trajetória da comunicadora que tem como valores o respeito a vida e o cuidado com o planeta assumindo a divulgação da saúde integral e o desenvolvimento humano, como um dos pilares do seu trabalho.

Texto e Foto: Patrícia Tosta