Dom Dirceu Medeiros concede entrevista para Rede Excelsior de Comunicação

A Fundação Dom Avelar / Rede Excelsior recebeu, na última terça-feira, 19 de dezembro, a visita do bispo diocesano de Camaçari, Bahia, e presidente do Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dirceu de Oliveira Medeiros. Na oportunidade, o prelado conheceu os estúdios de rádio onde funcionam a Rádio FM 106.1 e a Rádio Excelsior da Bahia, AM 840, além de conceder entrevista ao programa Entre Amigos.

A entrevista, conduzida pelo comunicador Reis Moura, contou também com a participação do diretor-geral da Fundação Dom Avelar/Rede Excelsior, o padre Danilo Pinto. Este compartilhou uma experiência de trabalho eclesial com dom Dirceu Medeiros durante o período em que o prelado ocupava o cargo de subsecretário geral da Conferência Episcopal.

Padre Danilo destacou as atividades religiosas da Rede Excelsior no ano de 2023, ressaltando: “Uma das nossas ações neste ano consistiu na composição de uma reserva de áudio dos bispos do nosso regional. Durante a assembleia dos bispos, parte da nossa equipe de reportagem esteve presente recolhendo falas de bispos que atuam em diferentes frentes sobre os mais diversos assuntos internos da vida da Igreja e no seu diálogo com a sociedade”.

Durante o bate-papo, dom Dirceu Medeiros destacou as atividades do Regional Nordeste 3 da CNBB. O bispo foi eleito presidente do regional no início de novembro, sucedendo dom Carlos Alberto Breis, nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo coadjutor de Maceió, Alagoas.

O prelado baiano falou ainda sobre a preparação para os festejos de 15 anos de fundação da diocese de Camaçari destacando que “a Igreja de Camaçari é filha da Igreja de Salvador, completando daqui a pouco 15 anos de criação e instalação. É uma diocese peculiar com litoral, polo industrial, região metropolitana, zona rural, um território bastante diversificado. Estamos nos preparando para celebrar os 15 anos da diocese”.

Em outubro, dom Dirceu foi eleito um dos delegados brasileiros para representar a Igreja do Brasil na primeira sessão Assembleia Sinodal do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, convocada pelo Papa Francisco. No programa Entre Amigos, ele compartilhou sua experiência, ressaltando a diversidade cultural, teológica e linguística da Igreja. “É uma experiência impar participar de um Sínodo, em Roma, junto do Papa, o sucessor de Pedro. O mais impactante é perceber a diversidade da Igreja. Que tem várias línguas, vários rostos, várias culturas. A Igreja prima pela comunhão. O tema do Sínodo foi Comunhão, Participação e Missão. A Igreja é chamada a ser comunhão. Como a Trindade Santa tem a comunhão, a comunidade perfeita, nós somos chamados a ser, não instrumentos de divisão, nem de discórdia, mas de comunhão e unidade. O Sínodo foi uma experiência muito rica no aspecto de ver a diversidade cultural, teológica e linguística da Igreja”.

No fim da entrevista, além de desejar um maior engajamento da comunidade católica com para a montagem de presépios e conceder uma benção episcopal de Natal para o público ouvinte, dom Dirceu dirigiu palavras de incentivo aos membros da Família Missionária Excelsior, convidando-os a contribuir com a obra de evangelização: “Você que vive na diocese de Camaçari não deixe de contribuir. É muito importante a gente ajudar aquilo que é nosso, que faz parte da nossa identidade de Regional. A Rádio Excelsior, além de ser um veículo importante na nossa região, é pioneira no Brasil, em termos de comunicação católica. Não deixe de colaborar. Quem patrocina a evangelização tem mérito de evangelizador”.