Vaticano, jornalistas, rede excelsior,

Rede Excelsior envia dois jornalistas para intercâmbio no Vaticano

Vaticano, jornalistas, rede excelsior,

Em uma importante colaboração entre a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela/Rede Excelsior de Comunicação, pertencente a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, e o Dicastério de Comunicação do Vaticano, como parte do processo de modernização da emissora, os apresentadores do programa “Excelsior Revista”, Aidil Brites e Victor Pinto, embarcarão para um intercâmbio na Santa Sé. A partir desta sexta-feira, 15 de setembro, os jornalistas irão seguir para uma imersão no Vaticano, em especial no seu setor de comunicação, por cerca de 15 dias, retornando ao Brasil em 6 de outubro. Esta iniciativa promete promover uma valiosa troca de experiências e conhecimentos no campo da comunicação visando o aperfeiçoamento da programação religiosa da Rádio Excelsior da Bahia, AM 840, A Voz do Senhor do Bonfim.

Quais as expectativas para o intercambio no Dicastério de Comunicação do Vaticano e como ele é importante para o “Excelsior Revista”?

Aidil Brites: A possibilidade do intercâmbio no Dicastério de Comunicação do Vaticano é uma oportunidade muito especial para muitas aprendizagens. Acredito que haverá uma troca muito grande: vamos aprender, mas também compartilhar nossas experiências, saberes e vivências. Trazer ideias e possibilidades de comunicação. Nossa experiência será na Rádio do Vaticano e espero poder conhecer melhor como fluem as diversas possibilidades de comunicação na emissora oficial do Papa. E viver tudo isso bem no período do Sínodo é uma oportunidade ímpar para um comunicador católico.

Como surgiu a oportunidade de intercâmbio no Vaticano?

Victor Pinto: A oportunidade surgiu do convite do padre Danilo Pinto e do padre Gil Peixinho para estreitar as relações da Rádio Excelsior com o Vaticano, com a Rádio Vaticano, emissora oficial da Igreja Católica. Então, surgiu a partir de um convite dos padres diante de um trabalho no Excelsior Revista e sua inclinação à comunicação católica.

O que os apresentadores esperam alcançar durante o intercâmbio?

Aidil Brites: Acredito que vamos ampliar o nosso conhecimento técnico sobre a comunicação, mas também nossa compreensão sobre a vida da nossa Igreja no âmbito universal. A possibilidade de estar no Vaticano e de viver uma imersão numa cultura como a italiana contribui para o crescimento do nosso pertencimento à Igreja Católica e nosso engajamento missionário como comunicadores. Vemos isso como uma oportunidade de experiência missionária e de vivência de uma cidadania global.

Como essa iniciativa beneficia o público ouvinte da Rádio Excelsior da Bahia?

Victor Pinto: Essa iniciativa beneficia o público ouvinte pois, de fato, mostra a conexão que a primeira emissora católica do Brasil tem com a Rádio Vaticano, com a Santa Sé, Sé Primacial da Igreja. Então, será uma contribuição muito grande ter essa penetração, fontes e contatos, para bebermos direito da fonte a notícia, a informação, a formação que teremos que será de contribuição para a qualificação dos nossos produtos da Rádio Excelsior, do Excelsior Revista, qualificando o nosso trabalho.

O que se esperar para o futuro após esse intercâmbio?

Aidil Brites: Após essa experiência desejamos compartilhar os aprendizados e colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Desejamos estar abertos aos desígnios de Deus, àquilo que Ele há de inspirar. A abertura de coração é o princípio de tudo. Com certeza Ele nos mostrará seus propósitos. Deixamos registrados aqui a nossa gratidão à Arquidiocese de Salvador, na pessoa do arcebispo, dom Sérgio da Rocha, e à Rádio Excelsior, na pessoa do padre Danilo Pinto, que nos oportunizaram essa experiência que, com certeza, será um divisor de águas em nossas vidas. Contamos com as orações dos ouvintes durante essa experiência missionária.

Como esse intercambio no Vaticano pode servir para o engrandecimento profissional?

Victor Pinto: O intercâmbio será um engrandecimento para a carreira profissional, pois será minha primeira viagem internacional, estarei fazendo o que gosto, que é estudar, e em um veículo maravilhoso que é a Rádio do Vaticano. Será uma mescla de formação, trabalho e viagem, impensável antes, mas agora vivenciando essa viagem que será fundamental para engrandecer meu currículo e minha carreira profissional, como leigo, como jornalista que sempre pontua em suas colocações um lugar de cristão leigo a serviço da Igreja.

Os apresentadores, Aidil Brites e Victor Pinto, estão entusiasmados com a oportunidade de intercâmbio no Vaticano. Eles acreditam que essa experiência proporcionará uma valiosa troca de conhecimento e vivências, enriquecendo não apenas suas habilidades técnicas de comunicação, mas também sua compreensão da vida da Igreja Católica em nível global. A proximidade com a fonte da informação na Santa Sé certamente contribuirá para o crescimento de seu pertencimento à Igreja e seu engajamento missionário como comunicadores. Eles estão ansiosos para compartilhar o que aprenderam e colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Acompanhe parte do intercâmbio dos jornalistas que fazem parte da equipe da Rede Excelsior de Comunicação através do Instagram (@radioexcelsior). Confira no Youtube (RedeExcelsiorBahia) a entrevista exclusiva da apresentadora Aidil Brites no programa Entre Amigos.

Foto: Victor Pinto