Presidente da Fundação Dom Avelar participa de encontro do Conselho de Cardeais no Vaticano

Conselho reúne nove cardeais de todo o mundo responsáveis por auxiliar o Papa Francisco no governo da Igreja

O arcebispo de Salvador, primaz do Brasil, e presidente da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, cardeal Sérgio da Rocha, participa durante esta semana da reunião de fevereiro do “C9”, o Conselho de Cardeais que auxilia o Papa Francisco em decisões governamentais da Igreja. Dom Sérgio da Rocha é o único purpurado brasileiro e latino-americano presente no conselho.

Segundo nota da Sala de Imprensa da Santa Sé, o encontro deste mês é dedicado ao aprofundamento da reflexão, iniciada em dezembro passado, sobre o papel feminino na Igreja, com as contribuições de Irmã Linda Pocher, Filha de Maria Auxiliadora e professora de Cristologia e Mariologia na Pontifícia Faculdade de Ciências da Educação Auxilium de Roma; de Giuliva Di Berardino, consagrada da Ordo Virginum da Diocese de Verona, professora e gestora de cursos de espiritualidade e exercícios espirituais; e da reverenda Jo Bailey Wells, bispa da Igreja da Inglaterra e vice-secretária geral da Comunhão Anglicana.

O Conselho de Cardeais é composto pelos cardeais Pietro Parolin, secretário de Estado; Fernando Vérgez Alzaga, presidente da Pontifícia Comissão para o Estado da Cidade do Vaticano e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano; Fridolin Ambongo Besungu, cardeal arcebispo de Kinshasa; Oswald Gracias, cardeal arcebispo de Mumbai; Seán Patrick O’Malley, cardeal arcebispo de Boston; Juan José Omella Omella, cardeal arcebispo de Barcelona; Gérald Lacroix, cardeal arcebispo de Québec; Jean-Claude Hollerich, cardeal arcebispo de Luxemburgo; e Sérgio da Rocha, cardeal arcebispo de Salvador. O secretário é dom Marco Mellino, bispo titular de Cresima.

O Conselho dos Cardeais foi criado pelo Papa Francisco em 2013 com a missão de auxiliá-lo no governo da Igreja Universal e de estudar um projeto de revisão da Cúria Romana, este último implementado com a nova Constituição Apostólica Praedicate Evangelium publicada em 19 de março de 2022.

Além do Conselho dos Cardeais, o cardeal Sérgio da Rocha é membro de outros organismos da Santa Sé, como o Dicastério para o Clero, a Pontifícia Comissão para a América Latina e o Dicastério para os Bispos.

Fonte/Imagem: VaticaNews