Cardeal Sérgio da Rocha é oficializado Cidadão Soteropolitano

O arcebispo de São Salvador da Bahia, Sé Primacial do Brasil, e presidente da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, cardeal Sérgio da Rocha, recebeu o Título de Cidadão Soteropolitano concedido pela Câmara Municipal de Salvador em Sessão Solene no último dia 25 de maio.

Em entrevista à Rede Excelsior de Comunicação, concedida durante a cerimônia, o cardeal afirmou que “tem levado o povo soteropolitano e a arquidiocese de São Salvador da Bahia nos lábios e no coração durante as reuniões com o Papa Francisco”.

Nascido em Dobrada, no estado de São Paulo, no dia 21 de outubro de 1959, o Cardeal Sérgio da Rocha recebeu a Ordenação Diaconal na Igreja Santa Cruz de Matão, em São Paulo, no dia 18 de agosto de 1984. No mesmo ano, em 14 de dezembro, recebeu a Ordenação Presbiteral na Matriz da Paróquia Senhor Bom Jesus de Matão, São Paulo, na Diocese de São Carlos. O cardeal foi nomeado como bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, Ceará, em 13 de junho de 2001 e em 11 de agosto do mesmo ano recebeu a Ordenação Episcopal, assumindo como lema “Omnia in caritate” (Tudo na Caridade – 1Cor 16, 14).

O Cardeal é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, em 1997. Trabalhou como diretor espiritual, professor e reitor do seminário diocesano de Filosofia de São Carlos, exercendo as mesmas funções também no seminário de Teologia da diocese. Desempenhou, também, na diocese de São Carlos, as seguintes funções pastorais: assessor da Pastoral da Juventude, coordenador Diocesano de Pastoral, da Pastoral Vocacional, da Escola de Agentes de Pastoral. Foi vigário paroquial das paróquias Nossa Senhora de Fátima e Catedral, reitor da Igreja São Judas Tadeu e pároco de Água Vermelha e de Santa Eudóxia.

Foi, ainda, professor de Teologia Moral na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e colaborou, em Porto Velho, Roraima, no Projeto Missionário Sul I / Norte I e na Escola de Teologia Pastoral de São Luiz de Montes Belos (GO), Igreja Irmã da Diocese de São Carlos.

Em 31 de janeiro de 2007, o cardeal Sérgio da Rocha foi nomeado pelo Papa Bento XVI como arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Teresina, Piauí, iniciando o pastoreio em 30 de março de 2007 e, pouco mais de um ano depois, em 3 de setembro de 2008, assumiu a Arquidiocese como Arcebispo Metropolitano.

No dia 15 de junho de 2011 foi nomeado pelo Papa Bento XVI, Arcebispo Metropolitano de Brasília, tendo sido acolhido na Catedral Metropolitana em 6 de agosto de 2011. Permaneceu na Arquidiocese de Brasília até ser nomeado pelo Papa Francisco como Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, em 11 de março de 2020. A posse aconteceu no dia 5 de junho do mesmo ano, na Catedral Metropolitana de Salvador (Catedral Basílica do Santíssimo Salvador).

Entre as inúmeras atividades desempenhadas pelo Arcebispo se destacam a atuação como membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 2007 a 2011; e a presidência da Comissão Episcopal para Doutrina da Fé, de 2011 a 2015. O cardeal também foi presidente do departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (Celam), de 2007 a 2011; e representou a CNBB na XIII Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização, em 2012, e na XIV Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a Família.

O então bispo dom Sérgio da Rocha foi criado Cardeal pelo Papa Francisco no Consistório realizado na Basílica de São Pedro, em 19 de novembro de 2016, recebendo o título da Basílica de Santa Cruz na Via Flaminia, em Roma. O Cardeal foi presidente da CNBB, de 2015 a 2019, e relator geral da XV Assembleia dos Bispos, em 2018, que teve como tema a juventude. O cardeal também é membro do Conselho da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos (Vaticano), da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), da Congregação para o Clero (Vaticano) e da Congregação para os Bispos (Vaticano).

Em 7 de março de 2023, o cardeal Sérgio da Rocha foi nomeado pelo Papa Francisco para compor o Conselho de Cardeais sendo o único brasileiro e latino-americano presente no Conselho. Conhecido como C9, o Conselho de Cardeais foi instituído pelo Papa Francisco com o Quirógrafo de 28 de setembro de 2013 e é composto por 9 cardeais de todo o mundo que tem a tarefa de auxiliar o pontífice no governo da Igreja Universal.

Texto: Sara Gomes – Assessora de Imprensa da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Fotos: Arquidiocese de São Salvador da Bahia