Assessor de campanhas da CNBB visita Rádio Excelsior e participa do programa Entre Amigos

A Rádio Excelsior da Bahia recebeu no programa Entre Amigos, na última quinta-feira, 2 de novembro, o padre Jean Paul Hansen, assessor de campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Durante a entrevista concedida ao radialista Reis Moura, o padre Jean Paul falou detalhadamente sobre a Campanha da Fraternidade 2024 e o Seminário Regional do Regional Nordeste 3 da CNBB que será realizado de 03 a 05 de novembro, na Arquidiocese de Salvador, Sé Primaz do Brasil.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou no dia 25 de julho, o cartaz e a oração da Campanha da Fraternidade 2024, inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti. A Campanha de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt. 23, 8). O tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em novembro de 2022.

Confira um trecho da entrevista do padre Jean Paul Hansen à Rádio Excelsior da Bahia.

Reis Moura: Padre, como está a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil?

Padre Jean Paul: Trabalhando muito! Pouca gente está em casa em Brasília. A grande maioria dos assessores está espalhada pelo Brasil em missão permanente. Em todo lugar do Brasil tem um assessor da CNBB.

Reis Moura: Qual o balanço da Campanha da Fraternidade do ano passado?

Padre Jean Paul: Foi um sucesso, sem dúvida alguma. Foi uma campanha que teve muita acolhida, como sempre, nas nossas comunidades, no meio do nosso povo. Esse ano, estamos aqui por causa de 2024. Então é importante fazer um balanço desse ano, 2023, “Fraternidade e Fome”, “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Estive aqui o ano passado, nessa mesma altura do ano, para fazer o Seminário da Campanha da Fraternidade 2023, e agora volto um ano depois. O balanço é muito positivo. Não quer dizer que tenhamos resolvido o problema, sabemos que o problema da fome está aí, a gente tropeça nele todos os dias, mas fizemos algo, alguma coisa foi feita e muita coisa está sendo feita para a superação da fome.

Reis Moura: O nosso país é um país riquíssimo. O que acontece para um país tão rico ter 30 milhões de pessoas passando fome?

Padre Jean Paul: Talvez o problema aponte para a Campanha da Fraternidade 2024. Não é falta de alimentos o que há no Brasil. O que há no Brasil é falta de partilha. Nós temos alimentos para saciar a fome no mundo, não só do Brasil, mas nós não repartimos esse alimento. E por que é que não repartimos o alimento? Pois não enxergamos na pessoa faminta um irmão. Se enxergássemos nele um irmão, nós faríamos como fazemos em casa. A fraternidade sacia. Ela não mata a fome, mas ela faz com que nos saciemos com o mínimo possível. Quando não há fraternidade, pode haver um mundo de comida e essa comida não sacia.

Reis Moura: Sobre a Campanha da Fraternidade 2024, como vai acontecer o Seminário?

Padre Jean Paul: O seminário vai acontecer aqui em Salvador no Patronato São José neste fim de semana, de sexta à domingo. Nesse seminário vamos preparar lideranças de todas as dioceses do estado da Bahia e do Sergipe, que é o Regional Nordeste 3. Vamos prepara essas lideranças para que elas, em suas dioceses, formem outras lideranças, para que aconteça na Quaresma do ano que vem. A Campanha da Fraternidade tem seu tempo forte na Quaresma, mas chega na vida da Igreja para perdurar e ficar para sempre.

Reis Moura: Qual o lema e o tema da Campanha da Fraternidade 2024? Como podemos trabalhar o tema “Fraternidade e Amizade Social” nas nossas comunidades?

Padre Jean Paul: Amizade parece algo pessoal e, de repente, colocamos um adjetivo, social. Esse conceito não é novo, ele vem dos pensadores gregos, passando por São Tomás de Aquino, mas o Papa Francisco na encíclica Fratelli Tutti resgata o conceito de amizade social e propõe a amizade social como um remédio para as mazelas da nossa sociedade hoje. Então, a Campanha da Fraternidade quer dar a conhecer, socializar esse remédio que o Papa resgata da tradição da Igreja. Nós somos todos irmãos e irmãs e precisamos alargar os espaços do nosso coração para acolher todas as pessoas, todos aqueles que são irmãos e irmãs dentro do nosso coração.

A entrevista completa com o padre Jean Paul Hansen, assessor de campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pode ser conferida na integra no canal do Youtube (Rede Excelsior Bahia).