A Semana Maior Não Acontece Sem Você!

A Semana Maior – Semana Santa do Salvador, já está acontecendo.

No mês em que a cidade de São Salvador da Bahia celebra seus 475 anos de fundação, a Arquidiocese Primaz do Brasil presenteia a sociedade religiosa e civil com essa proposta que visa evidenciar o rico repertório artístico, histórico e cultural, que nos ajudam a vivenciar a Semana Santa. A ideia neste ano de Jubileu da Cidade da Bahia, é destacar, além das atividades litúrgicas, atividades de cultura religiosa que acontecem em toda a cidade

A programação tem como objetivo anunciar Jesus Cristo a partir do ministério da sua Paixão, Morte e Ressurreição, por meio de atividades culturais e litúrgicas na Arquidiocese de São Salvador da Bahia, no período da Semana Santa, que traz em si um simbolismo que ultrapassa a esfera religiosa influenciando a confecção de obras de arte que atravessaram o tempo.

Vai ficar de fora? O marco inicial foi a realização da Via Sacra nas ruas do Centro Histórico da cidade, no último dia 08 de março. Antes, porém, no dia 07 de março, a Semana Maior já trazia a exposição virtual “Paixão de Cristo segundo Rubens e Guardini”, com a curadoria teológica do padre Danilo Pinto e curadoria de imagens de Danilo Alves, Diretor Geral e Coordenador de Criação da Fundação Dom Avelar, respectivamente. Semanalmente serão reproduzidas imagens das pinturas feitas no século XVII por Paul Rubens, com reflexões do teólogo Romano Guardini partilhadas ao mundo durante o século XX.

O Projeto pioneiro Semana Maior é uma realização do Vicariato da Comunicação Educação e Cultura da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e Fundação Dom Avelar Brandão Vilela contando com a participação de mais de 30 entidades educativas, sociais e culturais da cidade.

A Semana Santa nos convida a seguir os passos de Jesus e a cultura religiosa, nos inspira ao rito, a fé e a compreensão do mistério da Redenção, por meio da linguagem artística. Portanto a Semana Maior – Semana Santa do Salvador chega com o propósito de evangelizar a partir da cultura, fundamentada na temática da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Venha viver essa experiência!

Confira a nossa programação completa: