Ouvir ao Vivo

106.7 FM

106.1 FM

105.1 FM

Rede Excelsior de Comunicação acompanha o marco histórico da Canonização do Beato Carlo Acutis

Por João Victor

O mundo católico se prepara para um momento histórico: a canonização de Carlo Acutis, o jovem italiano conhecido como o “influenciador de Deus”, que será oficialmente proclamado santo no próximo domingo, 7 de setembro, em celebração presidida pelo Papa Leão XIV, às 10h (horário do Vaticano) e 5h da manhã (horário de Brasília), na Praça de São Pedro.

A cerimônia também canonizará o beato Pier Giorgio Frassati, e será transmitida pelas redes sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na Bahia, a Rede Excelsior de Comunicação vem desempenhando um papel importante na cobertura deste momento de fé e devoção. Os programas É Notícias e Na Moral trouxeram uma entrevista especial com o padre Marco, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, que destacou o impacto da santidade jovem de Carlo Acutis sobre as novas gerações. Em entrevista a Rede Excelsior de Comunicação, no Santuário do Despojamento, Assim (Itália), local onde se localiza o túmulo do beato Carlo Acutis, a irmã Francisca afirmou que “graças a devoção brasileira Carlo Acutis se tornou beato. O primeiro milagre foi em Mato Grosso do Sul. 

Relíquia de Carlo Acutis está em Salvador

Em Salvador, a devoção por Carlo Acutis ganha ainda mais força com a presença de uma relíquia do beato. A relíquia está disponível para adoração pública no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Garcia, dentro das dependências do tradicional Colégio Antônio Vieira. Fiéis têm visitado o local diariamente, em clima de oração e expectativa pela canonização.

O jovem santo da internet

Nascido em Londres, em 1991, e criado na Itália, Carlo Acutis ficou conhecido por sua profunda devoção à Eucaristia e à Virgem Maria desde a infância. Usando suas habilidades em tecnologia, criou um site que catalogava milagres eucarísticos ao redor do mundo — um projeto que viria a se tornar um legado espiritual e digital.

Seu falecimento precoce, aos 15 anos, vítima de leucemia, não impediu que sua vida deixasse marcas profundas na Igreja. Chamado de “padroeiro da internet”, Carlo utilizou a tecnologia para evangelizar e testemunhar sua fé.

Milagre no Brasil e Canonização

O processo de canonização foi autorizado pelo Papa Francisco após o reconhecimento de dois milagres. O primeiro ocorreu no Brasil, em Campo Grande (MS), com a cura inexplicável de Matheus Vianna, um menino de 3 anos diagnosticado com uma condição grave chamada pâncreas anular. O menino foi curado após tocar uma relíquia de Carlo Acutis em 2010. O milagre foi reconhecido oficialmente pela Santa Sé em 2020.

O segundo milagre, reconhecido em 2024, envolveu uma jovem da Costa Rica.

A devoção cresce no Brasil

Com forte apelo entre os jovens, Carlo Acutis já é homenageado em diversas partes do país. Em São Paulo, a Paróquia Universitária Beato Carlo Acutis, localizada na zona sul da capital, foi a primeira no mundo dedicada a ele. Após a canonização, a paróquia passará a se chamar São Carlo Acutis.

Fonte: CNBB

Imagem: VaticanNews

0%

Arrecadação do mês

0%

Arrecadação do mês

Rede Excelsior de Comunicação