Ouvir ao Vivo

106.7 FM

106.1 FM

105.1 FM

Rede Excelsior inicia programação especial em preparação para ordenações episcopais em Salvador

Série de entrevistas com nomes do episcopado brasileiro celebra ministério dos novos bispos auxiliares da Arquidiocese de Salvador

A Rede Excelsior de Comunicação inicia nesta sexta-feira, 5 de setembro, a uma programação especial em preparação para um dos momentos mais significativos da vida da Igreja em Salvador: as ordenações episcopais dos novos bispos-auxiliares da Arquidiocese, Dom Gabriel Filho e Dom Gilvan Rodrigues, previstas para 13 e 28 de setembro, respectivamente.

O especial intitulado “Ordenação Episcopal – Ministério do Bispo” marca a largada dessa cobertura, trazendo entrevistas exclusivas com grandes nomes do episcopado brasileiro, que refletem sobre a missão, os desafios e a espiritualidade do ministério episcopal na Igreja Católica.

Programação especial ao longo do dia

A sexta-feira será marcada por uma série de programas temáticos que abordaram diferentes aspectos da vida e da missão episcopal. Veja os destaques da grade:

  • 6h20 – Acorda pra Vida: “O que é uma Ordenação Episcopal?”, com Dom Dirceu de Oliveira Medeiros, presidente do Regional 3 da CNBB e bispo diocesano de Camaçari (BA).
  • 9h – Em Sintonia: “Bispo e Missão em Uma Igreja Particular”, com Dom Esmeraldo Farias, bispo emérito da Diocese de Araçuaí (MG).
  • 9h – Místicas de Nazaré: “Liturgia da Ordenação Episcopal”, com Cônego Manoel da Paixão, deão do Cabido Metropolitano de Salvador.
  • 12h – Doze em Pauta: “Episcopado e Sinodalidade”, com Dom Walmor Oliveira, arcebispo de Belo Horizonte (MG).
  • 13h – Entre Amigos: “O Papel do Bispo na Governança de uma Diocese”, com Dom Dorival Barreto, bispo diocesano de Januária (MG).
  • 14h – Entre Amigos: “História dos Bispos-Auxiliares em Salvador”, com Padre Jailson Jesus, reitor do Santuário Arquidiocesano Santo Antônio Além do Carmo.
  • 17h – É Notícia: “Episcopado, Sociedade e Negritude”, com Dom Zanoni Demettino, arcebispo metropolitano de Feira de Santana (BA).

Cobertura se estenderá por todo o mês

Durante todo o mês de setembro, a programação da Rede Excelsior continuará com conteúdos exclusivos, incluindo entrevistas com familiares, representantes de comunidades e locais onde os novos bispos viveram etapas marcantes de sua caminhada presbiteral.

A proposta da emissora é apresentar ao público não apenas os bispos que agora assumem nova missão, mas também os valores, experiências e espiritualidade que moldaram suas vocações ao longo dos anos.

Monsenhor Gabriel Filho

Nascido em 8 de novembro de 1966, monsenhor Gabriel foi ordenado presbítero em 18 de março de 1995. É incardinado na Arquidiocese de Salvador, onde desenvolveu grande parte de seu ministério.

Formou-se em Filosofia e Teologia na Universidade Católica do Salvador, com mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com ênfase em Antropologia. Entre 2006 e 2007, participou do “Ano Internacional do Prado”, um período de aprofundamento espiritual em Lyon, na França.

Desenvolveu uma rica experiência pastoral como vigário paroquial, pároco e capelão em diversas comunidades de Salvador e do interior baiano. Destacam-se as paróquias do Santíssimo Sacramento (Itaparica), São Paulo Apóstolo (IAPI), Divino Espírito Santo (Alto das Pombas) e Nossa Senhora da Conceição (Valéria).

Foi reitor do Seminário Arquidiocesano São João Maria Vianney (2008–2011) e esteve em missão na Arquidiocese de Porto Velho (RO), entre 2012 e 2015. Lá, atuou como diretor de estudos no Seminário Maior João XXIII e responsável por uma área missionária.

Também teve papel relevante na Associação dos Padres do Prado, na Pastoral Afro-brasileira da Arquidiocese de Salvador e como capelão da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Monsenhor Gilvan Rodrigues

Natural de Mortugaba (BA), monsenhor Gilvan nasceu em 19 de setembro de 1972 e foi ordenado sacerdote em 17 de outubro de 1999.

Seu percurso acadêmico inclui Filosofia no Instituto Nossa Senhora das Vitórias (Vitória da Conquista), Teologia no Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA) em Belo Horizonte, além de mestrado em Teologia Moral com especialização em Bioética pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma. Também possui formação em Psicologia Clínica pela PUC-Minas, com especializações em Terapia Cognitivo-Comportamental, Logoterapia, Comunicação Social e Saúde da Família.

Com sólida atuação na educação, foi professor, coordenador e cofundador de cursos de Teologia para leigos e apoiador das Escolas Famílias Agrícolas na Bahia. Na Diocese de Caetité, exerceu funções pastorais e administrativas como coordenador diocesano de pastoral, membro do Colégio dos Consultores, do Conselho Presbiteral e administrador diocesano entre 2015 e 2017.

Atuou em diversas paróquias da Bahia, Itália e Belo Horizonte, e desde 2017 é reitor da Casa de Formação Nossa Senhora de Guadalupe, em Belo Horizonte, onde acompanha seminaristas na etapa do Discipulado.

Fonte/Imagem: Arquidiocese de Salvador

Texto: João Victor / Rede Excelsior

 

0%

Arrecadação do mês

0%

Arrecadação do mês

Rede Excelsior de Comunicação