Ouvir ao Vivo

106.7 FM

106.1 FM

105.1 FM

Rede Excelsior de Comunicação celebra Jubileu do Bispado de Salvador com programação Especial 106 no dia 19 de fevereiro

A Rede Excelsior de Comunicação promove na próxima quinta-feira, 19 de fevereiro, uma ampla programação especial em celebração aos 475 anos do Bispado de Salvador, Primaz do Brasil, e aos 350 anos de sua elevação à Arquidiocese. Ao longo de todo o dia, a programação da rede contará com entrevistas e reflexões históricas, culturais e pastorais que evidenciam a importância da Igreja de Salvador na formação da sociedade brasileira e da Igreja no Brasil e no mundo.

A programação reúne historiadores, pesquisadores, membros do clero e especialistas de diversas áreas, abordando temas como a presença da Igreja junto aos povos indígenas e à população negra no período colonial, a relação entre Igreja e Estado no Império Português, a construção da cidade de Salvador, a arte e a arquitetura sacra, além do papel das ordens religiosas na consolidação do primeiro bispado da América Portuguesa.

Especial 106: fé, pensamento e diálogo com o mundo contemporâneo

Um dos destaques da data é o Especial 106, faixa já consolidada na Rede Excelsior como espaço de reflexão profunda sobre temas centrais para a vida da Igreja e da sociedade. Ao longo de sua trajetória, o Especial 106 já promoveu debates relevantes sobre o pontificado do Papa Francisco, os impactos da inteligência artificial na vida humana e os desdobramentos históricos e pastorais do Concílio Vaticano II, entre outros assuntos contemporâneos. Nesta edição dedicada ao Jubileu do Bispado de Salvador, os programas aprofundam a memória histórica da Igreja Primaz do Brasil, conectando passado e presente e reafirmando o compromisso da comunicação católica com a formação crítica, espiritual e cidadã de seus ouvintes.

Programação Especial 106

Desde as primeiras horas da manhã, a programação especial entra no ar na Rede Excelsior. Às 6h30, o programa Acorda Pra Vida traz uma reflexão sobre o Jubileu Arquidiocesano e seus impactos na atualidade, em uma entrevista com o Cardeal Dom Sergio da Rocha., arcebispo de Salvador, primaz do Brasil. Ao longo da manhã, temas como a bula de criação da cidade de Salvador, a dimensão espiritual do Jubileu e a história do primeiro bispado da América Portuguesa ganham espaço em atrações como Expresso do Dia, Mística de Nazaré e Em Sintonia.

Durante a tarde, programas como Doze em Pauta, Entre Amigos, Balaio de Gato e Pega Visão discutem a presença da Igreja na formação social, cultural e urbana do Brasil, destacando a contribuição da Arquidiocese de Salvador na educação, na arte sacra e na organização da vida religiosa. À noite, a programação segue com reflexões sobre o papel dos religiosos, o acervo histórico do Arcebispado da Bahia e a atuação de bispos da Arquidiocese no governo da antiga Província, encerrando o dia com uma verdadeira imersão na memória e na missão da Igreja Primaz do Brasil.

  • 6h30, Programa Acorda Pra Vida (Rede Excelsior): “Jubileu Arquidiocesano e os Impactos na Atualidade” – Entrevista com Cardeal Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador, Primaz do Brasil.
  • 8h, Programa Expresso do Dia (Rádio Cardeal): “Bula de Constituição da Cidade de Salvador e do Primeiro Bispado da Arquidiocese de Salvador” – Entrevista com Pedro Conte Lima, Filólogo do Laboratório de Conservação e Restauração Reitor Eugênio Veiga da Universidade Católica do Salvador (UCSal).
  • 9h, Programa Mística de Nazaré (Rádio Excelsior): “A Importância Espiritual do Jubileu para a Arquidiocese de Salvador” – Entrevista com Cônego Manoel da Paixão, Doutor em Liturgia pelo Pontifício Instituto Sant´Anselmo e Deão do Cabido Metropolitano de Salvador
  • 9h, Programa Em Sintonia (Rádio Cardeal): “A História da Criação do Primeiro Bispado da América Portuguesa” – Entrevista com Padre Jailson Jesus – Doutor em História pela Pontifícia Universidade Gregoriana e Reitor do Santuário Arquidiocesano Santo Antônio Além do Carmo
  • 11h, Programa Passaporte (Rede Excelsior): “Bispado de Salvador de 1551 aos dias atuais: Continuidade e Descontinuidade na vida da Sé Primaz do Brasil” – Entrevista com Padre Manoel Filho, Historiador e Vigário Episcopal a Cultura, Educação e Comunicação da Arquidiocese de Salvador
  • 12h, Programa Doze em Pauta (Rede Excelsior): “A Pastoral junto á População Indígena e o Povo Negro” – Entrevista com o Padre Jurandi Dantas, Mestre em História pela Pontifícia Universidade Gregoriana e Pároco da Paróquia Deus Menino
  • 13h, Programa Entre Amigos (Rádio Excelsior): “Padroado Régio, Projeto de Cristandade e a Criação do Primeiro Bispado” – Entrevista com Padre Danilo Pinto, Mestre em História Social pela Universidade de Brasília (UNB) e Diretor Geral da Fundação Dom Avelar / Rede Excelsior | “Igreja e Estado no Bispado Nascente: O episcopado no Império Português” – Entrevista com Prof. Everthon Sales, Coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de História da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • 14h, Programa Balaio de Gato (Rádio Cardeal): “Bispado de Salvador e a Produção no Âmbito da Arquitetura e Arte Sacra da Colônia aos Dias Atuais” – Entrevista com Dr. Nivaldo Andrade, Arquiteto e Doutor em Arquitetura e Urbanismo
  • 15h, Programa Pega Visão (Rádio Cardeal): “A Relação entre a Criação da Cidade e da Diocese de São Salvador” – Entrevista com Professora Drª. Renata Soraya Bahia de Oliveira – Mestra em Memória, Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • 17h, Programa É Notícia (Rádio Excelsior): “Celebração da Abertura do Jubileu dos 475 anos da Criação do Bispado de Salvador” – Entrevista com Dom Gilvan Rodrigues, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador
  • 20h, Programa Vozes e Saberes (Rádio Cardeal): “Atuação dos Religiosos e Religiosas na Formação do Bispado de Salvador” – Entrevista com Dom Emanuel d´Able do Amaral, OSB, Arquiabade do Mosteiro de São Sebastião da Bahia e Abade Presidente da Congregação Beneditina do Brasil
  • 21h, Programa De Bem com a Vida (Rádio Cardeal): “O Arcebispado da Bahia e o Acervo ao longo dos 475 anos” – Entrevista com Profrª. Drª. Venétia Durando Braga, Criadora do Primeiro Laboratório de Restauração e Tratamento Arquivístico da Bahia | Entrevista com Prof. Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júior, Historiador e Coordenador do Laboratório de Conservação e Restauração Reitor Eugênio Veiga da Universidade Católica do Salvado (UCSal)
  • 21h, Programa Resenha da Cidade (Rádio Excelsior): “Bispos da Diocese que atuaram no Governo da Diocese” – Entrevista com Drª. Naira Mota, Historiadora e Pesquisadora do Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa (Portugal)

Jubileu do Bispado e da Arquidiocese de Salvador: memória, fé e missão

A celebração dos 475 anos do Bispado de Salvador e dos 350 anos de sua elevação à Arquidiocese marca um dos jubileus mais significativos da história da Igreja no Brasil. Criado em 1551, o Bispado de Salvador foi o primeiro do país e exerceu papel fundamental na organização e expansão da Igreja Católica em território brasileiro. Sua elevação à Arquidiocese, em 1676, consolidou Salvador como Sé Primaz do Brasil, referência espiritual, histórica e cultural para todo o país. O Jubileu é, portanto, um convite à memória agradecida, à reflexão crítica sobre o passado e à renovação do compromisso evangelizador da Igreja diante dos desafios do presente.

Com essa programação especial, a Rede Excelsior de Comunicação reafirma sua missão de comunicar fé, cultura e cidadania, oferecendo ao público conteúdos que unem história, espiritualidade e pensamento social, à altura da importância histórica e simbólica da Arquidiocese de Salvador para o Brasil.

0%

Arrecadação do mês

0%

Arrecadação do mês

Rede Excelsior de Comunicação