Celebração integra programação da Semana Santa da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo
Reunindo dezenas de fiéis no Centro Histórico de Salvador, a tradicional Procissão do Encontro — promovida há mais de 109 anos pela Paróquia Santo Antônio Além do Carmo — foi realizada na última Quarta-feira Santa, 16 de abril. O evento reforça a presença da Paróquia na programação oficial da Semana Santa da Arquidiocese de Salvador.
A Rádio Excelsior da Bahia acompanhou e transmitiu toda a celebração, que teve início às 18h com a Santa Missa celebrada no Largo dos 15 Mistérios, localizado no bairro de Santo Antônio. A Eucaristia foi presidida pelo padre Jailson Jesus, pároco da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo. A celebração, realizada de forma simbólica, acontece em frente à Igreja dos 15 Mistérios — atualmente fechada por risco de desabamento e falta de infraestrutura para manutenção. Tradicionalmente, a Missa que antecede a Procissão do Encontro era celebrada dentro do templo.
Para o padre Jailson Jesus, o momento carrega profunda importância espiritual:
“O momento é de suma importância, pois possibilita aos fiéis entrarem dentro do mistério da noite da Quarta-feira das Trevas.”
Destacando a relevância da celebração no calendário da capital baiana, o sacerdote acrescentou: “Esse encontro do Filho com a Mãe deve trazer forças para nós, para carregarmos a nossa cruz a cada dia, mas, sobretudo, viver o Tríduo Pascal não só de forma exterior, mas principalmente com a interioridade do coração, nos unindo à dor de Cristo para participar também da sua ressurreição.”
Durante a procissão, a imagem de Nossa Senhora das Dores partiu da frente da Igreja dos 15 Mistérios, enquanto a imagem de Jesus seguiu da Igreja Nossa Senhora do Boqueirão. O encontro simbólico entre Maria e seu Filho ocorreu em frente à Matriz Paroquial Santo Antônio Além do Carmo. A partir daí, as imagens seguiram juntas pelas ruas do Centro Histórico, acompanhadas por fiéis e observadas com emoção das janelas das casas.
A Procissão do Encontro segue como um dos momentos mais emblemáticos da Semana Santa em Salvador, reunindo tradição, fé e participação popular em torno da memória da Paixão de Cristo.
Redação e Imagem: João Victor


