O cardeal Sérgio da Rocha, presidente da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela e arcebispo de São Salvador da Bahia, recebeu no último sábado, 01 de julho, a mais alta condecoração do estado da Bahia. O arcebispo primaz do Brasil foi nomeado no grau de cavaleiro, pelo governador do estado, Jeronimo Rodrigues, para a Ordem 2 de Julho – Libertadores da Bahia, instituída pela Lei n° 11.902, de 20 de abril de 2010, em homenagem à consolidação da Independência do Brasil na Bahia.
A honraria foi concedida ao cardeal, um dia antes do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, em reconhecimento à notável contribuição para a garantia das liberdades públicas e para a afirmação da soberania nacional. A entrega das insígnias ocorreu no Palácio da Aclamação, em Salvador (BA).
O cardeal Sérgio da Rocha foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil, no dia 11 de março de 2020, substituindo o arcebispo emérito, dom Murilo Sebastião Krieger. Sua posse canônica aconteceu no dia 05 de junho de 2020, na Catedral Basílica do Santíssimo Salvador.
Foto: Cônego Lázaro Muniz.


