Nesta quinta-feira, 22 de maio, memória litúrgica de Santa Rita de Cássia, o Papa Leão XIV nomeou dom Valter Magno de Carvalho como novo bispo da Diocese de Ituiutaba, no estado de Minas Gerais. Até esta nomeação, Dom Valter exercia o ministério como bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia e atuava como vice-presidente da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, mantenedora da Rede Excelsior de Comunicação, além de outras obras de ação eclesial e social da Igreja de Salvador.
Dom Valter Magno de Carvalho
Formação e primeiros anos de ministério presbiteral
Dom Valter Magno de Carvalho nasceu em 22 de fevereiro de 1973, em Capela Nova, interior de Minas Gerais. Ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora da Assunção (Arquidiocese de Mariana) em 1989 e, posteriormente, no Seminário Maior São José, onde cursou Filosofia e Teologia. Obteve o bacharelado em Teologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG) e especializou-se em Formação de Presbíteros Diocesanos pelo Instituto São Tomás de Aquino, em Belo Horizonte (2015).
Foi ordenado diácono em 19 de outubro de 1996 e presbítero em 23 de agosto de 1997, por Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, S.J., incardinando-se na Arquidiocese de Mariana. Logo após sua ordenação, assumiu a direção do Curso Propedêutico (1997-1999) e atuou como assessor da Pastoral Familiar. Também exerceu funções paroquiais como administrador da Paróquia São Sebastião em Correia de Almeida e como pároco da Basílica de São José Operário, em Barbacena (1999-2004).
Serviu ainda como coordenador do Curso de Teologia para Leigos (CETE) em Barbacena e foi pároco nas Paróquias Nossa Senhora das Mercês (em Mercês) e Nossa Senhora da Assunção (em Barbacena).
Etapa marianense e experiência formativa
Na Arquidiocese de Mariana, Dom Valter desempenhou múltiplas funções pastorais e formativas. Foi vigário episcopal da Região Sul e reitor do Seminário Maior São José de Mariana entre 2014 e 2020. Atuou também como diretor da Escola Diaconal São Lourenço, professor do Instituto Arquidiocesano de Teologia e membro de vários organismos consultivos da arquidiocese, como o Colégio dos Consultores, o Conselho Presbiteral, o Conselho Arquidiocesano de Pastoral e o Conselho Econômico.
A atuação nesse período foi marcada pelo envolvimento com a formação de novos presbíteros e diáconos, a pastoral vocacional, a vida comunitária e o cuidado com as dimensões espiritual e humana dos ministérios ordenados.
No dia 4 de novembro de 2020, foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, com o título de Bispo Titular de Giufos. Sua ordenação episcopal ocorreu em 23 de janeiro de 2021, na Basílica de São José Operário, em Barbacena, sendo sagrado pelo Cardeal Sérgio da Rocha.
Seu lema episcopal é: “In Verbo Tuo” – Em atenção à Tua Palavra, retirado de Lucas 5,5, expressão que traduz seu desejo de escutar e obedecer à vontade de Deus.
Missão em Salvador: dimensão pastoral, institucional e eclesial
Dom Valter foi acolhido oficialmente na Arquidiocese de São Salvador da Bahia em 6 de fevereiro de 2021. Desde então, passou a colaborar diretamente com o Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Sérgio da Rocha, na condução pastoral da arquidiocese.
Na capital baiana, Dom Valter acompanhou quatro foranias, com mais de 40 paróquias, e supervisionou a formação no Seminário Central São João Maria Vianney, acompanhando também a Pastoral Presbiteral e os ministérios ordenados. É referencial arquidiocesano para o Vicariato Episcopal Pastoral para a Caridade, acompanhando suas ações em diversas frentes.
Exerceu ainda o cargo de vice-presidente da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, mantenedora da Rede Excelsior de Comunicação e da Fundação do Instituto Feminino da Bahia, entidades voltadas à promoção da cultura, educação e ação social. Também acompanhou o Setor Juventude da Arquidiocese.
Tem presidido celebrações litúrgicas em festas patronais, crismas, datas comemorativas e atividades com diversas expressões do laicato, além de participar de transmissões radiofônicas e entrevistas voltadas à espiritualidade, vocações e comunicação.
Em maio de 2022, participou da Visita ad Limina Apostolorum com os bispos do Regional Nordeste 3 da CNBB, realizando reuniões nos Dicastérios do Vaticano e uma audiência com o Papa Francisco, fortalecendo a comunhão com a Igreja universal.
Perspectivas atuais: ministério nacional, carismas e lema episcopal
Atualmente, Dom Valter Magno de Carvalho tem seu campo de serviço expandido em nível nacional. É o Bispo Referencial Nacional para os Diáconos Permanentes, representando-os junto à CNBB. Também integra a Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, colaborando com o acompanhamento e a orientação das vocações presbiterais e diaconais no Brasil.
Em suas mensagens aos diáconos destaca o modelo de Cristo Servo e a vivência da caridade como expressão da missão evangelizadora. Com sua experiência na formação, contribui com reflexões e propostas para a promoção vocacional e fortalecimento dos ministérios.
Ao viver seu ministério à luz do lema “In Verbo Tuo”, Dom Valter expressa a disposição de lançar as redes por confiança na Palavra de Cristo, em meio aos desafios pastorais de sua missão episcopal. Sob a intercessão de Nossa Senhora da Conceição e em comunhão com o Arcebispo de Salvador, continua servindo à Igreja com humildade, zelo pastoral e atenção aos apelos do Espírito no tempo presente.
A nomeação de Dom Valter para a Diocese de Ituiutaba representa não apenas uma nova etapa em seu caminho de discipulado, mas também a continuidade de uma missão profundamente marcada pela fidelidade, pelo espírito de serviço e pela comunhão com a Igreja. Em sua trajetória, destaca-se a atenção à formação do clero, o zelo com os pobres, o cuidado pastoral com os ministérios ordenados e a escuta orante da Palavra de Deus.
Ao assumir esta nova missão, confiado à intercessão de São José, padroeiro da Diocese de Ituiutaba, Dom Valter leva consigo a experiência de quem lançou as redes “em atenção à Palavra” — e, assim, continua navegando pelas águas da evangelização, a serviço da unidade, da esperança e do Reino de Deus no coração do povo mineiro.
Texto: Produção


