Fundação Dom Avelar Brandão Vilela - FDA, promove ações sociais para crianças através do projeto Cristo é Vida.

FDA apresenta Relatório das Atividades Sociais de 2023

A Fundação Dom Avelar(FDA) não tem só a comunicação como carisma; projetos sociais, fazem parte do seu DNA, desde a constituição. Nesta matéria você vai conhecer alguns projetos e as mais recentes ações realizadas em prol da comunidade em situação de vulnerabilidade social.

Criada pelo Frei Lucas Cardeal Moreira Neves, em homenagem ao seu antecessor, a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, vinculada à Arquidiocese de Salvador, tem como missão: “Promover o desenvolvimento integral da pessoa humana a partir de uma ação social libertadora fundamentada nas Sagradas Escrituras e no Magistério da Igreja, apoiando-se entre outros nos modernos meios de comunicação social” (art.2º, Escritura Pública de Instituição).

O nome escolhido perpetua a memória de uma significativa personalidade da Igreja: “Toda sua vida foi dedicada ao Reino de Deus. No final dos seus dias, marcados pela enfermidade, deve ter-se aprofundado na certeza de que, para Deus, mais importante não é o tempo da vida e sim a intensidade do amor”.(trecho da apresentação do livro “Dom Avelar Brandão Vilela: Um Bispo do Brasil-Nordeste”, de autoria do Pe.  Danilo Pinto e Adriano Portela, feita pelo arcebispo dom Murilo Krieger)

A vocação para servir ao próximo, permanece viva no trabalho social da Fundação Dom Avelar, através do Departamento de Assistência Social, Promoção humana e preservação da vida.

Conheça alguns dos projetos sociais da em ação:

Projeto AME

A central de Acolhimento e Mensagem de Esperança (AME) é um projeto social da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, que funciona no edifício sede, com objetivo de prestar acolhimento social baseado no humanismo cristão para pessoas em situação de vulnerabilidade socioemocional. Durante a pandemia da COVID-19, diante da necessidade de isolamento social, o trabalho da AME passou a se realizar através de uma central de telefonia que presta o serviço por ligação de segunda à sexta-feira, com voluntários preparados para o trabalho de escuta. Em 2022, o AME contabilizou 2.647 atendimentos. Já em 2023, alcançou uma média de 20 (vinte) atendente por mês, aproximadamente 240 atendimentos/ano, a maioria pessoas idosas. O serviço conta atualmente com cerca de 20 voluntários que se dedicam ao acolhimento e transmissão de palavras de esperança.

Projeto Centro de Formação Cristo é Vida

O Centro Formação Cristo é Vida é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos que pertence a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela. Tem como objetivo, apoiar crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade residentes no bairro da Chapada do Rio Vermelho (Salvador) e entorno. O projeto visa minimizar as dificuldades que essa população enfrenta e oferecer a esse público formação de qualidade e outras atividades no contra turno escolar

Tendo como lema: “Acreditar, Persistir e Vencer!”, a proposta de educação integrativa, da Escola Cristo é Vida conta com oficinais de capoeira, dança, música, artes, além de atividades de cuidado pessoal dos alunos e projetos internos específicos em datas comemorativas, visando uma conscientização do ser social de forma integral e integrada.

Francisleide Barroso, coordenadora do Centro, esclarece que o objetivo é levar uma educação de qualidade com atividades diferenciadas: “através das nossas ações proporcionamos novas experiências e aprendizados como acolhimento, alimentação, lazer, integração, arte, atividades recreativas que ajudam os alunos e suas famílias. Aqui elas experimentam: alegria, criatividade e muito amor”, afirmou Francis.

No ano de 2023, o Centro de Formação Cristo é Vida atendeu 195 crianças, adolescentes e jovens, acompanhados através de cursos de dança e capoeira.  O centro oferece ainda: arteterapia, brincadeiras tradicionais; oficinas e capacitações de desenvolvimento humano/social: estudo do ECA – seus direitos e deveres; Projeto “Sensibilização e socialização Ser Solidário”, sensibilização e socialização, Contos históricos e culturais, ética e cidadania, diversidade, respeito às diferenças, inclusão social, etc.

Parcerias e Conexões: Cooperação Social

Fundação Dom Avelar (FDA) tem parceria com prefeitura de SalvadorEm parceria com a Secretaria Municipal de Educação a Escola Municipal Cristo é Vida,  funciona nas instalações do Centro, localizado na Rua Antônio Carlos Pedreira, 1 – Chapada do Rio Vermelho. Em 2023, ofereceu formação em Educação Infantil nos períodos 1 e 2, em 10 turmas, para   180 alunos. Para o exercício de 2024, o projeto prevê a manutenção das atividades e rotinas da Escola Municipal conforme o PPP (Projeto Político Pedagógico) alinhado com as estratégias da Prefeitura Municipal de Salvador.

Programa Conexão Vida

O programa Conexão Vida integra o projeto social “Cristo é Vida”, juntamente com a Fundação Cidade Mãe, interagindo com as famílias, nos espaços educativos, nas comunidades e também junto à sociedade civil organizada, para tecer uma rede de relações positivas que possibilitem a transformação social com um espírito ecumênico e cristão. O Programa, realiza parcerias com instituições para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Monitorado pela Fundação Dom Avelar com recursos internacionais, assiste crianças e jovens desde a infância, acompanhando-os durante sua caminhada de desenvolvimento. Em 2023 foram “Apadrinhados” 15 pessoas, entre jovens e crianças. O projeto conta com uma equipe interdisciplinar composta por profissionais das áreas de educação, serviço social. Além das cestas básicas a equipe promove uma série de atividades lúdicas, educacionais, atendimentos com psicólogas e assistentes sociais que visam o acompanhamento psicossocial dos participantes.

Parceria Santa Casa de Misericórdia

FDA promove ações junto a Santa Casa de MisericórdiaA cooperação social entre a Fundação Dom Avelar Brandão Vilela e a Santa Casa de Misericórdia acontece em torno de um programa de educação infantil que atende cerca de 289 alunos no Bairro da Paz na capital baiana, através dos Centros de Educação Infantil (CEIs) Misericórdia denominados de: CEI Santo Antônio, CEI Coração de Maria e CEI São Geraldo. Este trabalho, dialoga com a instituição no âmbito educacional, com a presença de creches escolares atuantes junto as famílias residentes da comunidade, em uma relação de transformação social através da educação, cultura, fé e assistência psicopedagógica.

De acordo com o Pe Danilo diretor da FDA, o trabalho de cooperação e as parcerias estabelecidas contribuem para o desenvolvimento das ações sociais da Fundação,

“as ações educacionais fazem parte da abrangência de atuação social da Fundação Dom Avelar e para viabiliza-las, além dos projetos específicos que possuímos, realizamos acordos de cooperação com instituições congêneres, a exemplo da Santa Casa de Misericórdia”, declarou Pe Danilo.

Em 2022, as atividades dos Centros Educacionais, foram retomadas 100% presencialmente após a pandemia do COVID-19, juntamente com os atendimentos sociais e orientações educacionais.

O Programa Avançar participa da cooperação social, promovendo uma programação específica de cursos para a comunidade, em parceria com instituições como o SESC, o Tribunal de Justiça da Bahia e a CMDCA.

Obras sociais da Vila Acupe

As cooperações sociais da Fundação Dom Avelar Brandão Vilela na Vila de Acupe, município de Santo Amaro da Purificação/Ba, são exercidas em parceria com as Obras Assistenciais Comunitárias da Vila de Acupe, por meio de escolas, centro cultural e biblioteca, atualmente sob a gestão da Diocese de Santo Amaro.

A Escola Municipal Santa Rita também faz parte das ações. Conta com aproximadamente 1.182 alunos e atende as séries escolares do 1° ao 5° de formação é uma instituição social transformadora, onde educador e educando estão em constante pesquisa e aprendizagem

O projeto das Obras Sociais da Vila do Acupe, contempla ainda a Escola Infantil Anna Sironi, funcionando em tempo integral de segunda a sexta, contemplando mais de 903 alunos.

A Fundação Dom Avelar Brandão Vilela, é presidida pelo arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil, Cardeal Sérgio da Rocha e está a serviço da vida e comprometida com a construção de uma sociedade, justa, solidária, fraterna e sustentável.

Conheça os projetos  sociais da FDA e saiba como apoiar, acompanhando os canais  de comunicação:

Veja essa outra Matéria: https://fundacaodomavelar.com.br/

pro Patricia Tosta